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Opiniões
#13 – Game of Thrones (PS3/XBOX 360/ PC)
Por Marlon
Fonseca
A
saga das Crônicas de Gelo e Fogo é um
estrondoso sucesso literário e já dominou a televisão mundial com a série Game of Thrones. Agora chegou a vez de
aportar aos games na forma de um RPG.
Co-escrito
pelo próprio George R.R Martin, escritor dos livros, o game se passa em eventos
anteriores e paralelos à história dos livros e da série. Nele o jogador
controlará dois personagens: Mors Westford, um veterano membro da guarda da
noite e Alester Sarwyck um lorde de volta às suas terras após quinze anos de auto-exílio.
O
forte do jogo sem dúvida alguma é sua história. Ambos os personagens possuem background emocional interessante que,
ao avançar do jogo, vai se revelando cada vez mais. É a história de ambos, a
mistura entre elas e os acontecimentos da saga que vai manter o jogador interessado
até o seu final.
História
esta que é afetada pelas escolhas morais feitas no seu decorrer. Outro aspecto
interessante do jogo, algo normal nos RPG´s modernos.
Nas
mais de 20 horas de jogo, a jogabilidade consiste em percorrer os cenários
pouco inspirados e pequenos atrás das quest´s principais e secundárias, falar
com personagens que venham pelo caminho e volta e meia entrar em combate. Alguns
personagens clássicos aparecerão (alguns até usando a imagem e a voz de seus
atores do seriado) ou serão citados.
Os protagonistas Mors... |
...Alester... |
...e outros personagens já conhecidos do público |
Algumas
sidequests influenciam diretamente na
história principal então é bom ficar atento a elas.
O
combate é pouco inspirado e bastante sem graça. Pode-se se tornar a ação lenta
com o R1 para que o jogador possa determinar o tipo de ataque ou defesa de seu
personagem. Nos combates mais complicados, principalmente ao final do jogo isto
será de extrema importância. Quando
jogando com Mors, ainda há a possibilidade de usar o seu fiel cachorro para
farejar pessoas e itens importantes como atacar seis inimigos (servindo como
uma espécie de ataque stealth). Esse
aspecto só é interessante na primeira vez que se usa, ficando chato e
repetitivo no decorrer do jogo.
Apertando R1 durante o combate a ação fica lenta e aparece a lista de golpes especiais |
No
quesito evolução de personagens ela se dá de forma lenta, pois em média sobe-se
de nível em média uma vez por capítulo. A cada nível aumentado, distribui-se
pontos em suas habilidades e aumenta a sua “árvore” de poderes de ataque,
defesa, etc. O jogo ainda possui com uma variação de respeito de armas e
armaduras.
Mas
o aspecto negativo do jogo fica mesmo na sua parte técnica. Os gráficos são
simples, sem muita inspiração e as animações dos personagens “duras” e sem
graça. Os cenários extremamente repetitivos e pouco variados. A trilha sonora
se beneficia da utilização da deslumbrante música tema do seriado na abertura,
mas a trilha in game é, na esmagadora
maioria das vezes, sem graça. Nesse aspecto, há inclusive um defeito grave que
consiste na falha de sons e diálogos ocasionais. Loadings demorados também contribuem para este aspecto negativo.
Simples
e repetitivo em sua execução, mas com uma história poderosa, Game of Thrones não faz jus à série e
livros por completo nem tem competência para bater de frente com os RPG´s de
ponta do mercado. Mas se você começar a jogá-lo, vai querer superar todos esses
defeitos e chegar aos surpreendente e satisfatório final.
Cotação: (3/5)
Ficha Técnica: Game of Thrones
(PS3/XBOX 360/ PC). RPG Desenvolvedora: Cyanide. Produtora: Atlus. Lançamento:
15 de Maio de 2012. Versão testada: PS3.
Versão testada:
Além
da versão com apenas o game, fora vendido nos EUA uma versão pelo mesmo preço
que contém um belíssimo artbook do jogo. Esta foi a versão que nós testamos.
Agradecimentos à Razorgames Brasil que nos trouxe esta versão prontamente.