segunda-feira, 11 de junho de 2012

...GAMES. Opiniões #13- Game of Thrones


...GAMES
Opiniões #13 – Game of Thrones (PS3/XBOX 360/ PC)
Por Marlon Fonseca




            A saga das Crônicas de Gelo e Fogo é um estrondoso sucesso literário e já dominou a televisão mundial com a série Game of Thrones. Agora chegou a vez de aportar aos games na forma de um RPG.

            Co-escrito pelo próprio George R.R Martin, escritor dos livros, o game se passa em eventos anteriores e paralelos à história dos livros e da série. Nele o jogador controlará dois personagens: Mors Westford, um veterano membro da guarda da noite e Alester Sarwyck um lorde de volta às suas terras após quinze anos de auto-exílio.







            O forte do jogo sem dúvida alguma é sua história. Ambos os personagens possuem background emocional interessante que, ao avançar do jogo, vai se revelando cada vez mais. É a história de ambos, a mistura entre elas e os acontecimentos da saga que vai manter o jogador interessado até o seu final.

            História esta que é afetada pelas escolhas morais feitas no seu decorrer. Outro aspecto interessante do jogo, algo normal nos RPG´s modernos.

            Nas mais de 20 horas de jogo, a jogabilidade consiste em percorrer os cenários pouco inspirados e pequenos atrás das quest´s principais e secundárias, falar com personagens que venham pelo caminho e volta e meia entrar em combate. Alguns personagens clássicos aparecerão (alguns até usando a imagem e a voz de seus atores do seriado) ou serão citados.


Os protagonistas Mors...





            

...Alester...












...e outros personagens já conhecidos do público


             Algumas sidequests influenciam diretamente na história principal então é bom ficar atento a elas.

            O combate é pouco inspirado e bastante sem graça. Pode-se se tornar a ação lenta com o R1 para que o jogador possa determinar o tipo de ataque ou defesa de seu personagem. Nos combates mais complicados, principalmente ao final do jogo isto será de extrema importância.  Quando jogando com Mors, ainda há a possibilidade de usar o seu fiel cachorro para farejar pessoas e itens importantes como atacar seis inimigos (servindo como uma espécie de ataque stealth). Esse aspecto só é interessante na primeira vez que se usa, ficando chato e repetitivo no decorrer do jogo.

Apertando R1 durante o combate a ação fica lenta
e aparece a lista de golpes especiais

            No quesito evolução de personagens ela se dá de forma lenta, pois em média sobe-se de nível em média uma vez por capítulo. A cada nível aumentado, distribui-se pontos em suas habilidades e aumenta a sua “árvore” de poderes de ataque, defesa, etc. O jogo ainda possui com uma variação de respeito de armas e armaduras.

            Mas o aspecto negativo do jogo fica mesmo na sua parte técnica. Os gráficos são simples, sem muita inspiração e as animações dos personagens “duras” e sem graça. Os cenários extremamente repetitivos e pouco variados. A trilha sonora se beneficia da utilização da deslumbrante música tema do seriado na abertura, mas a trilha in game é, na esmagadora maioria das vezes, sem graça. Nesse aspecto, há inclusive um defeito grave que consiste na falha de sons e diálogos ocasionais. Loadings demorados também contribuem para este aspecto negativo.

            Simples e repetitivo em sua execução, mas com uma história poderosa, Game of Thrones não faz jus à série e livros por completo nem tem competência para bater de frente com os RPG´s de ponta do mercado. Mas se você começar a jogá-lo, vai querer superar todos esses defeitos e chegar aos surpreendente e satisfatório final.        


Cotação:  (3/5)


Ficha Técnica: Game of Thrones (PS3/XBOX 360/ PC). RPG Desenvolvedora: Cyanide. Produtora: Atlus. Lançamento: 15 de Maio de 2012. Versão testada: PS3.



Versão testada:

            Além da versão com apenas o game, fora vendido nos EUA uma versão pelo mesmo preço que contém um belíssimo artbook do jogo. Esta foi a versão que nós testamos.
            Agradecimentos à Razorgames Brasil que nos trouxe esta versão prontamente.