quinta-feira, 26 de julho de 2012

...SÉRIES. Os seriados do Batman - parte 1


...SÉRIES
As séries do Batman – parte 1
Por Marlon Fonseca





            Antes de fazer sucesso com produções cinematográficas de alto orçamento e arrecadação, o homem-morcego teve alguns seriados que foram difundidos tanto nos cinemas como na televisão.

           
Seriados do Cinema.

            Antigamente era muito comum que nos cinemas a projeção de seriados e noticiários. O Batman, assim como seu “colega” Superman, teve algumas produções neste sentido durante a década de 40.

            O primeiro cine-seriado do super-herói em 1943, intitulado de Batman: O Homeme-morrcego trazia Batman e Robin enfrentando um agente japonês intitulado Daka cujo objetivo era formar um exército para atacar os Estados unidos(lembrando que era a época da Segunda Guerra...daí um inimigo japonês). Não era lá muito fiel ao personagem e algumas liberdades criativas incomodam, mas foi a primeira aparição do Homem-morcego nas telas. Teve 15 capítulos e foi distribuído pela Columbia.

         


  Em 1949, outro seriado aportou aos cinemas no mesmo formato de divisão em 15 episódios e intitulado de Batman e Robin (alguns também o chamam de A volta do Homeme-morcego). Dessa vez a dupla dinâmica enfrenta outro vilão inédito: o Mago. Também com cunho militar e reflexo da época, o vilão possuía um raio da morte com poder similar ao de uma bomba nuclear.





O Seriado da Década de 60.

            Mas o seriado mais famoso (ou infame para alguns) foi o desenvolvido pela rede de televisão americana ABC e intitulada apenas como Batman. Vinculado entre os anos de 1966 e 1968 a série é objeto de culto até hoje.

            Nela, Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward) travaram batalhas contra os clássicos vilões de quadrinhos. Este eram interpretados por grande nomes da época como César Romero (Coringa), Frank Gorshin (Charada), Julie Newmar (e sua marcante Mulher-gato), Vincent Price (cabeça de ovo) e Burgess Meredith (como o Pingüim). Foram 120 episódios.

            Declaradamente cômica, a série é marcada de várias curiosidades e situações interessantes. A música tema, por exemplo, é lembrada até hoje. A utilização de onomatopéias também é um fato que a marcou.

Mas os aspectos “toscos” é o que acabam sobressaindo como a visível falta de forma do homem-morcego, o bigode do Coringa (Romero não aceitou raspar seu marcante bigode para o papel) e algumas cenas “clássicas” como no episódio que dança drogado e desengonçado e a utilização do “bat-repelente de tubarão” no filme oriundo da série.

            É uma série que divide opiniões entre os fãs até hoje. Apesar de ser inegavelmente divertida, muitos não gostaram do tratamento cômico e alegre ao personagem, afastando seu lado sombrio. Independente da opinião a seu respeito ela foi marcante para várias gerações.
           
           
   ____________________________________________________________________         
           
Na parte 2, veremos os seriados de animações com o personagem.
            

Cenas de Cinema Especial - O Batman de Nolan


Cenas de Cinema Especial – A versão de Christopher Nolan para o Batman.
Por Marlon Fonseca



            Ante ao fiasco de Batman e Robin, o estúdio Warner (detentor da DC comics e, em razão disso, dos direitos do Batman), ficou sem saber como abordar novamente seu lucrativo e popular personagem nos cinemas.

            Depois de muitos projetos, especulações, fora anunciada a contratação do então ascendente diretor inglês Christopher Nolan para a produção de que prometia uma nova versão do personagem intitulada Batman Begins. Conforme o nome indica, a origem do personagem foi retratada sob outro enfoque, da forma mais realista possível, dando assim início a uma nova fase do homem-morcego nos cinemas.

            Nunca esquecendo o desenvolvimento dos personagens, o filme aborda os anos de treinamento que Bruce Wayne se impôs para a sua formação como combatente ao crime. E mesmo tomando liberdades criativas e inovando em muitos aspectos, é visível a inspiração de histórias e sagas clássicas como Batman: Ano Um e O Longo dia das Bruxas.

            Assim, sob esta ótica, o público e os fãs tiveram contato com o Batman mais palpável e fiel possível (a atuação marcante de Christian Bale faz toda a diferença). Um Batman que inflige medo aos adversários, determinado e atormentado pela escolha de vida que faz. E sua primeira aparição no filme, impondo sua voz grossa e visual assustador para um bandido fez os fãs enlouquecerem e constatarem estar diante do personagem de fato.

O medo, aliás, é uma das subtramas mais claras e interessantes do filme. Afinal de contas, e em uma cena já clássica que lembraremos agora, Bruce Wayne explica ao Alfred o porquê de vestir-se de Homem-morcego: “Morcegos me assustam. Está na hora de meus inimigos partilharem desse pavor”. A utilização do Espantalho como um dos vilões só reforçam esta ideia.

          Em razão do merecido sucesso de Batman Begins, sua continuação imediatamente passou a ser prioridade da Warner e foi objeto de demanda por todos. E, quando finalmente lançada em 2008, se apresentou não somente superior ao primeiro filme como uma das maiores obras do cinema.

         Assumidamente inspirado em Fogo Contra Fogo de Michael Mann (e observa-se esta inspiração principalmente em sua estrutura narrativa e ligação entre os personagens), Batman- O Cavaleiro das Trevas é cercado de infinitas qualidades. Trata-se de uma das grandes obras do cinema moderno indo muito além do gênero “filme de super-herói”.

            Com mais liberdade criativa e orçamento, Nolan orquestrou mais do que um filme de ação. Trata-se de um drama policial ambientado em sua Gotham City realista. O cuidado ao tratamento e ligação entre todos os personagens é ímpar, fruto de um roteiro extremamente bem trabalhado.

            E não dá para falar deste filme sem falar da presença marcante do Coringa. Em primeiro lugar destaca-se a assombrosa atuação de Heath Ledger. Toda a sua composição (voz, gestuário, etc) para o personagem é impecável ao ponto de já nos primeiros minutos de projeção ele “sumir” por detrás do personagem. Além disso, a visão do Nolan sobre o palhaço do crime e seu relacionamento é claramente inspirada em uma das mais clássicas histórias do homem-morcego, a Graphic Novel A Piada Mortal. Nela, Batman e Coringa são lados de uma mesma moeda. Um não vive sem o outro. “Você me completa” diz o Coringa na fantástica seqüência de interrogatório na delegacia de Gotham.
           
            Um filme marcante que termina com Batman se tornando um renegado e encarando o peso de suas escolhas.

            Estriou na semana passada nos EUA e chega neste fim de Semana no Brasil O Cavaleiro das Trevas Ressurge que encerra esta visão do Nolan que marcou a história do Batman e do cinema.