domingo, 29 de abril de 2012

Opiniões Especial - Os vingadores (versão fã)


ESPECIAL
Opiniões Especial – Os Vingadores (versão fã)




Cuidado! Este texto contém informações que podem estragar algumas surpresas de quem ainda não viu o filme!!!!!




            Na Sexta, dia 27, o filme Os Vingadores foi conferido e “opinado” aqui no “Falando de...”. Na ocasião tentei ser mais objetivo e imparcial. Conforme prometido este texto é a minha visão do filme como fã de quadrinhos de longa data.

            Aprecio quadrinhos desde criança e os super-heróis sempre fizeram parte da minha vida e, felizmente, ainda fazem. É para mim, portanto, extremamente gratificante ver o rumo que as adaptações de suas histórias para o cinema vêm levando. Ótimos filmes estão saindo e o mais importante: com a captação das nuances e o cuidado no desenvolvimento da personalidade dos personagens. Afinal, tal qual os deuses da grécia antiga, os super heróis são poderosos, porém falhos como todo e qualquer ser humano.

            E foi, com extrema gratificação, que percebi que em Os Vingadores novamente se teve essa visão. Logicamente, o objetivo maior era a diversão e as cenas de ação. Mas, felizmente, houve um cuidado em se estabelecer os conflitos e elos entre os personagens com cautela. Nesse quesito o que mais me chamou a atenção foi a admiração e amizade mútua estabelecida entre Tony Stark e Bruce Banner. Não foi surpresa no fim do filme, portanto, que tenha sido justamente o Hulk que tenha salvado o Homem de Ferro de sua queda livre.

            Outro fator que merece destaque foi que todos os acontecimentos dos filmes solo dos personagens se encaixaram muito bem. Parecia realmente que se estava assistindo uma daquelas sagas grandiosas das HQ´s com referências a outras histórias (só faltou um balãozinho no canto da tela dizendo “como visto em...”).

            Quanto ao tom, apesar de conter alguns momentos que flertaram com o cartunesco e muitos diálogos “engraçadinhos” o filme não soa bobo e infantilizado.

            Quanto aos personagens não dá para começar sem citar o Hulk. Ele roubou a cena. Na minha sessão a única vez em que houve aplausos do público foi para ele. Curioso ver que ele funcionou melhor no filme do grupo do que nos tratamentos solos anteriores. E pela primeira vez de verdade conseguiu se ver o rosto do seu intérprete na criatura digital. O Capitão América também foi outro que cresceu muito neste filme. Ali eu vi o Steve Rogers que “conheço” há décadas. E no campo de batalha e dando ordens a todos e organizando o grupo foi o momento que de fato o Capitão surgiu como o líder definitivo da equipe. O Homem de Ferro do Downey Jr. continua sendo muito cool e a Scarlett Johansson sobe mais um degrau no status de musa.  Mas todos sem exceção tiveram seu espaço para brilhar.

            Já com relação ao Loki, sempre o considerei um vilão interessantes nos quadrinhos e Tom Hiddleston já havia demonstrado talento em sua primeira interpretação no filme do Thor. Mas em Os Vingadores ele está menos contido e se saiu muito bem como o vilão. A morte do Coulson além de servir como estímulo para a união do grupo serviu também para deixar o público com mais raiva ainda do maligno semideus.

            Duas ausências sentidas? O clássico grito de “Avante Vingadores!!!” e o destino do Caveira Vermelha. Esses acho que estão guardados respectivamente para Os Vingadores 2 e Capitão América 2.

            O filme superou as expectativas. Como apaixonado por cinema e por quadrinhos eu não poderia ter saído mais satisfeito. Aquele garotinho que lias as histórias e as reproduzia com seus bonecos em sua casa, então, estava dando pulos de alegria dentro de mim.