segunda-feira, 12 de março de 2012

...Cinema. Opiniões #16- Drive


...CINEMA
Opiniões #16- Drive (Drive ,USA, 2011)
Por Marlon Fonseca





            Filme que causou forte burburinho entre festivais, aclamado pelos críticos e por aqueles que tiveram o prazer de assisti-lo, Drive ainda não alcançou o grande público e circuito.  Já passou da hora de fazê-lo.

            A trama, baseada no até então desconhecido livro de James Sallis, conta a história de um dublê de Hollywood que nas horas vagas serve de motorista para assaltantes. Ao envolver-se com sua vizinha e família tenta salva-los das mãos de bandidos, porém tudo foge ao controle e ele tem que lidar com todas as conseqüências deste ato.

            Nos poucos mais de 90 minutos do longa, drama, ação, romance, suspense, tensão, introspecção, violência tomam conta de forma impressionantemente e orgânica arrebatando o espectador. Mas o trunfo maior está na força de seu protagonista e intérprete.

            Interpretado por um Ryan Gosling, que vem se destacando a cada filme, a cada interpretação, o “herói” (sem nome e calado) é imprevisível, nunca se sabe qual será a sua reação e atitude mediante uma situação ou pessoa. Pessoa econômica nas palavras são seus gestos e olhares (também econômicos[1]) que entregam o que sente naquele momento. Tendo que lidar, aparentemente, pela primeira vez, uma situação que foge ao seu controle, quanto mais passado o tempo mais imprevisíveis são seus atos. O fato de ocasionalmente constar com um palito em sua boca recorda e homenageia os pistoleiros interpretados por Clint Eastwood. [2]

Cercado ainda de outros talentosos atores, o filme conta ainda com a também atriz em ascensão Carey Mulligan (dos excelentes Educação e Não me Abandone Jamais) como sua vizinha Irene e um surpreendente e assustador Albert Brooks. [3] Ron Perlman e Bryan Cranston (da elogiadíssima série Breaking Bad) qualificam ainda mais o elenco.

O roteiro “redondo”, direto, assim como o livro no qual foi inspirado, não dá margem á aborrecimentos ou momentos desnecessários. O filme tem sua síntese em uma fantástica cena passada dentro de um elevador, pois ela consegue ao mesmo tempo ser introspecta, romântica e brutal. O Final, poético, encerra a excelência da obra.

            Se você é uma das pessoas que não havia ouvido falar sobre o filme ou se ouviu não se interessou na ocasião, ele está devidamente apresentado. Agora assista. Ele merece ser apreciado.


Cotação:


Ficha Técnica: Drive (Drive, USA, 2011). Ação, Drama. Direção: Nicolas Winding Refn. Elenco: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Alberto Brooks, Ron Pearlman e Bryan Cranston. Duração: 100 min.




           


[1] Reparem que mesmo ao sorrir ele o faz de maneira esboçada, incompleta.
[2] Ainda há o simbolismo por traz de sua jaqueta (uniforme?). Inicialmente ele começa limpa, branca e ao final do filme ela encontra-se suja de graça ou ensangüentada. Seria Desapego á vida ou o reflexo da imundice que se encontra? Tire suas próprias conslusões.
[3] Brooks é mais conhecido pelo público americano por comédias intelectualizadas.