sábado, 25 de maio de 2013

...CINEMA. Opiniões #67 - Velozes e Furiosos 6

...Cinema

Opiniões # 67 – Velozes e Furiosos 6 (Fast and Furious 6, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca

           
              A longevidade da franquia Velozes e Furiosos pode causar espanto em muita gente. Mas ela só foi possível a partir do quanto filme onde todo o elenco do original retornou e o aspecto policial e o conceito de “família” passou a se expandir e ser o foco dos protagonistas. As cenas de ação, o carisma dos personagens, os carros tunados e as belas mulheres também contribuíram para o sucesso.

            Nesse sexto filme, a foragida equipe liderada por Dominic Toretto (Vin Diesesl) e Brian O´Conner (Paul Walker) precisam ajudar o agente Hobbs a perseguir uma organização mercenária comandada pelo perigoso Shaw (Luke Evans), motivados pela promessa de liberdade e a busca por respostas acerca do destino de Letty (MichelleRodriguez).

            Já no início do longa[1], percebe-se que o conceito de família pregado por Torreto viria mais forte e traria um elo sentimental ainda mais destacado. Dessa vez e mais do que nunca ele é a motivação dos personagens nessa nova empreitada.

            Infelizmente, fora utilizado um recurso inesperado, pouco inspirado e problemático à trama para apresentar as motivações de Letty. Muitas incoerências são notadas na trama por causa desse aspecto.
"Família" reunida para mais uma missão

            Mesmo assim, passado esse incômodo, a trama segue bem já no estilo imposto pela série com investigações intermediadas por cenas de ação aceleradas. Estas, diga-se de passagem, estão dentre as melhores e mais bem feitas da franquia, brindando o público, inclusive com uma sequência final de mais de 10 minutos de pura tensão, emoção e inverosimilhança.

            Destaque também para as duas ótimas sequências de luta entre Gina Carano e Michelle Rodriguez. As duas dão um show e enfraquecem as lutas dos “machões”. Mas todos no elenco têm seus momentos, principalmente as cenas divertidas com Ludacris e Tyresse Gibson presentes e até mesmo o lado romântico de Han. (Sung Kang).
"Motivação" de Letty é o ponto fraco mas...
...Michelle Rodriguez dá show em lutas com Gina Carano

            O vilão desta sexta parte é definitivamente a maior ameaça que o grupo já enfrentou, mas esse ainda continua sendo um dos aspectos mais frágeis de toda a franquia que nunca apresentou um oponente memorável.

            Sendo assim, Velozes e Furiosos 6 é um dos melhores filmes da longeva franquia. Tirando o exagero em algumas sequências e da fragilidade na trama das motivações de Letty, tudo o que fez a série chegar até aqui está presente em grande estilo.




Notas: - Fiquem atentos à cena logo no início dos créditos. Ela apresentará o vilão do sétimo filme e dará uma pista sobre a trama do mesmo.

            -O Diretor Justin Lin que comanda a franquia desde o terceiro filme, não retorna para o sétimo, pois considerou a agenda imposta pela Universal muito cansativa (o próximo filme está em vias de começar a ser filmado para lançamento já em 2014).


Cotação: 8,0

Ficha Técnica: Velozes e Furiosos 6 (Fast and Furious 6, USA, 2013). Ação. Direção: Justin Lin.  Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Jhonson, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Gina Carano, Tyresse Gibson, Sung Kang, Gal Gadot, Elsa Pataky e Luke Evans. Duração: 130 min.





[1] Inclusive com a ótima abertura do filme que mostra trechos das partes 1, 4 e 5.