domingo, 4 de agosto de 2013

...CINEMA. Opiniões # 82 - RED 2 - Aposentados e ainda mais perigosos

...CINEMA

Opiniões # 82 – RED 2 – Aposentados e ainda mais perigosos (RED 2, USA, 2013).

Por Marlon Fonseca

            Lançado em 2010, o primeiro RED, adaptação de uma minissérie em quadrinhos criada por Warren Ellis e Cully Hammer, fez relativo sucesso de público e crítica ao trazer um elenco interessante composto por veteranos em situações de ação e comédias. Afinal, quem não se lembra da emblemática cena em que a grande dama Helen Mirren portava uma imponente metralhadora?

            Nessa continuação, todo o elenco do anterior retorna e ainda conta com as adições de Anthony Hopkins e Catherine Zeta Jones. Dessa vez, Frank Moses (Bruce Willis), Marvin (John Malkovich) e Sarah (Mary-Louise Parker) são envolvidos em uma operação para rastrear um dispositivo nuclear portátil.

            Assim como no primeiro, o elenco é o principal atrativo. Além de conter nomes importantes, tarimbados, premiados e conhecidos do cinema, é nítido que todos estão se divertindo muito fazendo o filme. Impossível não se deliciar com as sandices de Marvin, o ponto alto nesse quesito. As trapalhadas de Sarah também rendem bons momentos.

O trio central. Filme funciona mais na comédia

Já a ação vem ainda mais exagerada e apesar de apresentar cenas bem feitas, não empolga. Assim como a história que não consegue prender a atenção e o roteiro tem lá seus furos habituais.

Seguindo as características de seu antecessor, mas com menos brilho, RED 2 resulta em um desequilíbrio entre os gêneros que contém. Ao mesmo tempo em que consegue arrancar algumas risadas da plateia nos momentos de comédia, não consegue ser eficiente ao despertar interesse na trama e em suas cenas de ação.

Cotação: 6,5


Ficha Técnica: RED 2 – Aposentados e ainda mais perigosos (RED 2, USA, 2013). Ação. Comédia. Direção: Dean Parisot. Elenco: Bruce Willis, John Malkovich, Mary-Louise Parker, Helen Mirren,Anthony Hopkins, Catherine Zeta Jones, Byung-Hun Lee, Brian Cox e Neal McDonough. Duração: 116 min.