sábado, 25 de fevereiro de 2012

Opiniões # 12 - A Mulher de Preto


Opiniões #12 – A Mulher de Preto (The Woman in Black, 2012)
Por Marlon Fonseca

           

A produtora Hammer era conhecida na década de 50 por seus filmes de terror gótico que marcaram várias gerações. Agora, na sua terceira incursão após o seu retorno, retoma ao estilo de filme que a consagrou. E o faz muito bem.
           
Mulher de Preto conta a história de um jovem e viúvo advogado (vivido pelo ex-Harry Potter Daniel Racliffe) que na Inglaterra do ano de 1900, vai a um remoto vilarejo para vender uma antiga mansão á mando de sua firma. Chegando lá defronta-se com a hostilidade de seus moradores,mortes misteriosas de crianças e aparições da mulher de preto do título. Ajudado por um abastado morador local e suas esposa (Ciarán Hinds e Janet McTeer) tenta desvendar todos esses mistérios.

            O ponto alto do filme, indubitavelmente, é a sua ambientação. Técnicas do passado e do futuro unem-se para trazer a sua atmosfera extremamente gótica á tona. A mixagem de som apresenta os clássicos sons de assoalho rangendo, portas batendo e passos ecoando ao fundo. A trilha sonora, discreta pontua muito bem os pontos e tensão e suspense da trama. A fotografia, esverdeada, escura e o clima que alterna entre chuva e névoa e a direção de arte eficiente compõem ainda mais o ambiente hostil e assustador da vila.

            Além de tudo isso, os bonecos de porcelana e os brinquedos que compõem o quarto onde o advogado se hospeda e os que estão presentes na mansão são incrivelmente assustadores. Os Ângulos de câmera próximos a eles contribuem para torná-los ainda mais temíveis.

            A trama se desenvolve muito bem, com o clima em um crescente de mistério e a ambientação cada vez mais opressiva. O final talvez possa desagradar a alguns espectadores, mas não é o caso para isso.

            Para quem deseja saber de como Daniel Radcliffe se portou no papel de protagonista após a sua despedida da série Harrry Potter o que pode ser dito é que ele se sai muito bem e que dependerá somente dele através das escolhas que fará daqui para frente, e da inteligência do espectador, para dissociá-lo do papel que o consagrou.

            Em tempos de filmes de terror brutais, que usam a violência e brutalidade como chamariz, A Mulher de Preto emprega uma curiosa e extremamente eficaz volta ao passado mostrando que filmes de terror mais focados no fator psicológico e na ambientação podem assustar e encantar as platéias, desde que, logicamente, feito com competência. Esse é o caso. Assistam.


Cotação: 

Ficha técnica: A Mulher de Preto (The woman in black, Reino Unido, 2012). Terror e Suspense. Direção: James Watkins.  Elenco: Daniel Radcliff, Ciaran Hinds, Janet Mc Teer, Cathy Sara. Duração: 95 min.



PS: Assistir em um cinema lotado, porém calado na maior parte da projeção com apenas alguns risos nervosos é muito bacana. Agora, assistir a esse filme, sozinho em casa, em uma noite chuvosa deve ser uma experiência interessante. Façam os dois!