segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Leitura como forma de Desenvolvimento



A LEITURA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO
O hábito da leitura além de ser algo prazeroso ajuda no desenvolvimento do leitor.



Por Marlon Fonseca



A escrita é uma das formas mais antigas e abrangentes de comunicação. Através dela se consegue passar mensagens e informações de forma ampla e permanente.  Hoje ela é tida por muitos leitores e especialistas das mais variadas áreas como forma de desenvolvimento de linguagem, fonte de informação, além de um hábito prazeroso.
Dentre os benefícios podem ser destacados a aquisição de conhecimento, estimulo á criatividade e imaginação, desenvolvimento da capacidade argumentativa e de comunicação em geral, formação e ampliação do vocabulário, utilização dos recursos da linguagem, desenvolvimento da fala e escrita, acesso á informações constantes e importantes, ampliação do conhecimento acerca do objeto da leitura e aumento da identidade cultural.






Prazer e Informação





Fernanda Marques, leitora habitual de livros, jornais e revistas conta a importância da leitura para a sua vida Desculpe-me a honestidade. No início a dose era tímida, mas minha ansiedade e paixão descoberta me fizeram aumentar a quantidade, em volume e números.
Não sei viver sem estar cercada deles, é uma necessidade diária. Às vezes quero que acabe logo, de tão nervosa e excitada que fico. Noutros eu os aprecio lentamente, degustando cada segundo e me dando ao prazer de analisar cada sinuosidade implícita de seus caracteres, sempre tão únicos.
Ler é mergulhar no mundo permitido da imaginação e opinar sem ser questionado, pois a visão dos fatos e suas conclusões são exclusivamente minhas.
Cada página traz seu próprio enigma, e a emoção pode ser encontrada na próxima linha, tudo ao alcance dos meus dedos e assim, as horas são preenchidas e passam, deliciosamente.


Desenvolvimento linguístico e argumentativo:

Especialistas ressaltam que é na infância que se adquire com mais facilidade o hábito de ler. Em entrevista concedida ao canal futura, o escritor Francisco Gregório fala da importância da produção literária para as crianças. “Essa convivência entre as várias linguagens artísticas produz bons resultados. Produz um desenvolvimento na formação das crianças e dos jovens. É um banquete que inclui as letras, as imagens, a oralidade.”
Segundo pesquisa publicada no Instituto Pró-livro em 2008 houve um aumento significativo de leitores no Brasil.




Matéria publicada no caderno de Cultura do Jornal Esatciente- Campus Estácio Niterói, ed. 398, lançada no dia 07 de Maio de 2012