quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Especial # 02 – O que podemos esperar de O Espetacular Homem-Aranha



Especial # 02 – O que podemos esperar de O Espetacular Homem-Aranha
Por Marlon Fonseca


            O Reboot da franquia de filmes de um dos heróis mais populares e carismáticos do mundo estava cercado de mistérios até o presente momento. Porém com o lançamento de dois trailers bem detalhados já podemos vislumbrar o que podemos esperar do filme que promete iniciar uma nova série sobre “o amigão da vizinhança”.
            Quem acompanha ou já acompanhou o personagem nos quadrinhos já sabe que sua vida é cercada de sacrifícios e perdas e que seu heroísmo tem como sua mola propulsora a noção da responsabilidade que advém dos seus poderes. Mesmo repleto de sentimento de culpa em razão da morte de (vários) entes queridos, o tímido Peter Parker ao colocar o uniforme dá lugar ao piadista e falante Homem-Aranha.
            A trilogia dirigida por Sam Raimi e com Tobey Maguire no papel principal, mesmo tomando algumas liberdades criativas, manteve-se fiel a alguns aspectos e na essência do herói. Mesmo com o sucesso comercial e de crítica da série a Sony (detentora dos direitos do herói nos cinemas) resolveu reiniciar toda a franquia com novo diretor (Marc Webb do excelente 500 dias com ela), elenco (encabeçado por Andrew Garfield e pela gracinha Emma Stone) e enfoque.
Homem Aranha e Mary Jane na clássica cena do primeiro filme

O novo casal aracnídeo



        









   Por muito tempo essa noticia e a falta de informações concretas sobre o primeiro longa dessa nova abordagem intitulado de “O Espetacular Homem-Aranha”[1] gerou muita desconfiança por parte dos fãs e dúvidas por parte de alguns espectadores.
            Hoje, porém já podemos ter um vislumbre de como será essa nova abordagem. No primeiro trailer, que passou a ser veiculado no ano passado, já podemos ver que temas mais sombrios serão destacados, dando mais “peso” á jornada do personagem. O desaparecimento dos pais de Peter quando ainda era criança não somente será mencionado como parece ser a pedra fundamental de todo esse novo enfoque. Outro fato que logo chama a atenção é a entrada da verdadeira primeira namorada de Peter, Gwen Stacy.[2]




Gwen Stacy: o primeiro e marcante amor do herói nos quadrinhos agora também será nos cinemas


            Já no segundo trailer que passou a ser divulgado nesta semana outros aspectos aparecem dando assim mais forma ao projeto. Ao contrário da prévia anterior que era mais contida e sombria esta é mais focada nos relacionamentos e na ação. Finalmente ficamos conhecendo o visual do vilão Lagarto. Também se aprofunda mais nos relacionamentos. Além do namoro com Gwen, veremos como Peter lidará com pai da moça o Capitão Stacy, chefe de polícia de NY, que é contrário ás atividades do herói. Enfrentar o Lagarto também será penoso para o herói, pois seu alter ego é seu professor e amigo o Dr. Curt Connors. A genialidade de Peter em ciências e o aspecto piadista do herói passam a ganhar mais força e destaque (a cena dentro de um carro no trailer é hilária).



            Quanto á ação os fãs do Aranha já foram brindados com grandes cenas nos três filmes principalmente o fantástico embate contra o Dr. Octupus em cima de um trem no segundo filme. Na nova franquia a utilização da tecnologia 3D se bem utilizada poderá ser um grande trunfo dando mais profundidade e imersão. A seqüência em primeira pessoa ao fim do primeiro trailer é impressionante.
            Ainda no quesito dos relacionamentos conturbados de Peter, vários de seus vilões possuem relação direta com o personagem e tanto nos filmes de Raimi como neste novo enfoque veremos tal fato.
            Duas outras diferenças cruciais também já são conhecidas. Se nos filmes do Sam Raimi o uniforme do personagem é bastante fiel ao dos quadrinhos, nesta nova versão ele será ligeiramente diferente. Por outro lado se nos filmes antigos o lançador de teias era orgânico agora passa a ser mecânico[3], assim como é nos quadrinhos.
Tobey Maguire na trilogia de Sam Raimi e Andrew Garfield no novo filme.
Visual Clássico dos Quadrinhos
            

            Ausências também foram sentidas principalmente J.J Jameson o Editor do Clarim Diário que adora difamar o herói e que nos filmes de Raimi foi incorporado por J.K Simmons e de Norman Osborn o vilanesco Duende Verde. Quanto a este pelo menos sua empresa, a Oscorp, será citada dando espaço para sua provável aparição no próximo filme. O destino de Gwen nos Quadrinhos é diretamente ligado ao vilão gerando expectativa de como será retratado nos cinemas.
            Se inicialmente o projeto da nova abordagem do herói era obscuro e cercado de desconfianças hoje gera uma grande expectativa por parte dos fãs.. Se os filmes de Sam Raimi, que foram fieis em alguns aspetos, e resultaram em divertidos e competentes, além de terem servido para alavancar de vez o gênero “filmes de super-heróis” e para popularizar ainda mais o herói essa nova franquia pode em um “passo à frente” na abordagem á mitologia do herói.
            Se o filme cumprirá com o prometido e ser tão “espetacular” como o personagem só saberemos á partir do dia 3 de Julho nos cinemas e no dia 4 de Julho no “Opiniões” sobre o filme aqui no “Falando de...”.
           








[1] Título este fazendo alusão ao título da principal revista do herói.
[2] Nos Quadrinhos Mary Jane era colega de escola de Peter mas ele só tiveram um relacionamento muito tempo depois.
[3] Criado e fabricado pelo próprio Parker.

5 comentários:

  1. Muito bom o post!
    Acho que podia ser discutido também o atrito que houve entre Sam Raimi e a Sony... e como um estúdio pode influenciar o andamento do filme (como o Homem Aranha 3,que não ficou muito bom)

    ResponderExcluir
  2. Boa Francisco! Pensei em abordar o assunto mas achei que poderia me perder com o objetivo do texto. Mas para o "opiniões" sobre o filme na época de seu lançamento já está prevista uma manção ao assunto!

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Marlon...
    Como prometido, estou aqui! (risos)
    Parabéns pelo seu blog. Cinema é uma arte maravilhosa.

    E quanto a esta postagem, gostaria de deixar o meu comentário. Foi uma pena, o atrito do diretor Sam Raimi com o estúdio, resultando na tesourada total de uma continuação com o Raimi e até mesmo o desligamento do Tobey.
    Mas, definitivamente, estou muito confiante neste filme. Os trailers tem mostrado que esta mais nova adaptação do cabeça de teia, promete.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada, deixo claro que não sou um dos que esperam ansiosamente por esse filme. Sei que será ótimo por se tratar de um personagem gigantesco e com historico tão valioso de tramas que nem considero a capacidade de errarem na trama.

    Uma belíssima matéria, Marlon. EU vejo em seus textos uma qualidade que todo jornalista deve ter: a imparcialidade. Voce trata o assunto sem se envolver suas emoções. Jornalismo no sangue, cara!!! Voce, como fã de quadrinhos, conseguir não transmitir sua relação com o gênero em um texto seu que fala sobre quadrinhos e aind apor cima apresentar essa matéria de qualidade me surpreendeu.

    Vim aqui mesmo apenas para apontar seu talento, pois sou um dos poucos que ainda se revoltam quanto a decisão da Soni para o futuro do Aranha nos cinemas.

    Em meu blog eu falei sobre o trelelê entre Raimi e a Soni nesse post: http://www.escritormarcelohaes.blogspot.com.br/2011/09/rebot-em-homem-aranha.html
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Marcelo pelo elogio e por acompanhar meu blog. Vindo de um cara qualificado como você só me fortalece. Obrigado!

    ResponderExcluir