quarta-feira, 7 de março de 2012

...SÉRIES. Opiniões #01- Episódio 2.11 - The Walking Dead.

...SÉRIES
Opiniões #01- Episódio 2.11 de The Walking Dead.
Análises de Flávio Dreux e Marlon Fonseca
Organização, Introdução e conclusão por Marlon Fosneca



Aviso! Aqui contém informações que podem estragar a surpresa de quem ainda não assistiu ao episódio!!!


Introdução:
Por Marlon Fonseca
        O objetivo principal do "Falando de..." é a participação dos amigos e leitores sempre. Ao ser abordado esta semana pelo nosso leitor e amigo Flávio Dreux com uma ideia sobra analise do 11º episódio da segunda temporada de The Walking Dead, inclusive com a sugestão de título, sugeri-lhe que ele mesmo a fizesse e compartilhasse conosco a sua opinião.
           No "Visões" sobre a série publicado na semana passada (vide link no fim de toda a postagem), fora falado que o maior atrativo é a dinâmica do grupo e a disputa pelo poder entre dois de seus membros. Coincidente e felizmente os episódios posteriores a essa publicação, a saber o 10º e o 11 focaram exatamente nisso.


Disputa de opiniões é o ponto alto da série


        Sendo assim segue abaixo a análise feita pelo leitor. Ao final desta tecerei alguns comentários.



"Hora de Separar o Joio do Trigo.
Por Flávio Dreux




Após o término do 11º episódio da 2ª temporada da série The Walking Dead (série esta que eu particularmente acho ser a melhor dos últimos 5 anos), faz-se necessário um olhar sob o estado atual em que o grupo se encontra.



Ao conseguirem abrigo na fazenda de Hershel, em virtude de Otis ter baleado Carl acidentalmente, o foco da série fica voltada para a recuperação do filho de Rick e Lori, além de também manterem o centro das atenções para o resgate de Sophia (que teve um destino brilhante dado pelo autor, uma vez que a menina esteve presa dentro do celeiro o tempo todo, mas já tendo virado uma zumbi), sem que ninguém soubesse da existência de zumbis dentro da fazenda.

Contudo, após ser descoberta o real paradeiro da menina, o foco da série volta novamente para o trio Rick, Lori e Shane, fazendo com que as histórias dos demais personagens não sejam devidamente exploradas.  O fato de Shane ser apaixonado pela Lori, além da liderança de Rick, faz com que Shane comece a ter conflito com alguns personagens, uma vez que estes não vêem Shane como um líder a ser seguido. Desta forma, Shane deixa seu lado emocional falar mais alto, sendo irracional em muitas das suas atitudes, sendo criticado por parte do grupo (Maggie, Lori, Glenn, Hershel e, especialmente, Dale).



Acredito que a trama da série não precisaria ficar sempre presa ao vínculo que envolvem estes três personagens. Sim, eles são os principais, e merecem destaque; mas isso não significa que os secundários precisem ser deixados de lado.

Acho que a morte do Dale neste 11º episódio serviu justamente para mostrar o quanto que há elementos ali poucos explorados. T-Dog, Andrea, Carol, Daryl, Glenn, pouco se sabe sobre estes personagens.  
Eu acreditava que a transformação da Sophia em zumbi pudesse fortalecer o papel da Carol e do Daryl dentro da série. Porém, os dois continuam afastados, fazendo com que algumas vezes até sejam esquecidos pelos espectadores.


O único personagem secundário que ganhou algum tipo de destaque nesta segunda temporada foi Glenn, com o envolvimento com a filha de Hershel, Maggie.  Mesmo assim, não foi algo que pudesse prender a atenção do espectador.

Talvez com o surgimento deste novo grupo (do qual o prisioneiro Randall faz parte), possa fazer com que os personagens secundários consigam maiores destaques.  Uma coisa parece ser evidente: se os personagens secundários não ganharem maiores destaques, provavelmente vão acabar morrendo para dar entrada para novos personagens, assim como aconteceu com o Dale.

              A partir do 10º episódio, fica evidente que o foco  da série parece ser a conquista definitiva da liderança. Shane já não aceita mais as ordens de Rick e articula junto com Andrea uma forma de afastá-lo dos demais membros. Não é de hoje que Shane busca uma forma de derrubar Rick. Prova disso é que na 1ª temporada Shane quase aproveitou uma oportunidade que teve para atirar em Rick, coisa que não o fez somente por que Dale presenciou a cena, fazendo com que Shane desistisse de atirar. Vendo o aumento do prestígio de Rick com os demais membros, principalmente com Hershel, Shane acredita que a melhor forma de conseguir impor seu método é afastando Rick e Hershel de uma vez por todas.

A disputa pela liderança se acentua a cada episódio


Uma coisa é certa: o “grupo” já não existe mais! Dale estava correto ao criticar neste 11º episódio a imposição da lei de que sobrevive quem é o mais forte. Dale peca em achar que o mundo pode voltar a ser como era antes, coisa que parece ser impossível no atual estágio em que se encontram. Mas Dale acredita que eles não devem perder o sentimento de compaixão com o ser humano, o que diferencia em relação aos outros animais.  Mas Shane também tem razão ao dizer que manter o sentimento de humanidade no estado que o mundo se encontra é arriscado, principalmente no que concerne a manter preso no grupo um indivíduo que já atentou diretamente contra a vida de Rick, Glenn e Hershel.

            Cabe agora ao Rick saber o que vai fazer: manterá o pouco de civilidade e compaixão que ainda sente pelo ser humano, ou agirá friamente pensando sempre em prol da sobrevivência do grupo?

            Chegou a hora de decidir se a esperança num futuro melhor ainda existe, ou se chegou o momento onde o único instinto que eles devem preservar é o da sobrevivência."




Comentários finais e Conclusão:
Por Marlon Fonseca

A Relação do Grupo em Walking Dead é um "barril de pólvoras" e este episódio dá um passo á frente para a relação ficar ainda mais conturbada. Cada situação é motivo para tensão e disputa pela liderança entre Rick e Shane. Uma coisa já é certa: não vai terminar bem. Não tem jeito.
O Episódio foi extremamente interessante ao mostrar todos os personagens debatendo acerca do destino do jovem intruso. Ambos os argumentos tem fundamentos fortes. Se de um lado deveria se sacrificar o rapaz para manter a falsa sensação de "segurança" do grupo no outro havia a preocupação de, ao fazê-lo, caminhar-se ainda mais para a perda de humanidade. Faltou á Dale, defensor árduo da segunda opinião, destacar que esse "Tribunal" formado abriria um sério precedente que, no futuro, poderia voltar-se contra membros do próprio grupo.
Por falar em perda de humanidade está sendo assustadora (e, diga-se lá, irritante) a mudança de personalidade de Carl que parece estar mais tendendo ás opiniões de Shane do que de seu próprio pai. Porém, o seu arrependimento ao observar as consequências de um dos seus atos podem ser a sua salvação no futuro.

As consequências deste ato impensado e imaturo afetaram o destino do grupo
Por fim, a morte de um dos personagens que sempre apelava ao lado humano do grupo pode desequilibrar ainda mais a balança para o lado mais racional e prático. Porém, o possível arrependimento de Carl e a volta ao lado emocional de Andrea podem equilibrar tudo de novo. Ou não.








 Quer ler uma visão geral sobre a série feita aqui no blog? Acesse :http://blogdofalandode.blogspot.com/2012/02/series-de-tv-visoes-01-walking-dead.html