domingo, 10 de fevereiro de 2013

...CINEMA. Opiniões #54 - Meu namorado é um zumbi


...CINEMA

Opiniões #53 – Meu namorado é um zumbi (Warm Bodies, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca



            Filme que traz dois gêneros bastante em voga nas mídias de entretenimento, o apocalipse zumbi e romance entre um jovem casal com pano de fundo sobrenatural. E felizmente os une de forma leve e satisfatória.

            Adaptação do romance Sangue Quente de Isaac Marion, (sim, mais uma vez os distribuidores resolveram inventar e lançar um título “espertinho”), acompanhamos o jovem zumbi “R” (Nicholas Hoult, o jovem fera em X-men Primeira classe), mais desenvolvido e existencialista que os demais de sua “espécie” que ao se apaixonar pela jovem (e viva) Julie (Teresa Palmer recentemente vista em O Aprendiz de Feiticeiro e Eu sou o numero Quatro) desencadeia um fenômeno que pode ser a cura para a praga que assola a Terra.

            A premissa de que o amor pode “reviver” a sociedade é simpática ainda que desenvolvida rasamente. A crítica á sociedade, cânone imposto por Romero, o pai do gênero zumbi, também se faz presente ainda que também de forma rasa. O espectador mais atento com certeza vai se incomodar com as soluções rápidas e rasas de alguns momentos-chave.[1]
Romance improvável em um mundo deolado

            Na verdade o que temos é um filme que, apesar não desenvolver muito bem suas premissas, não se leva mais a sério do que deveria o que acaba por lhe fazer muito bem. A trilha sonora muito boa, que evoca as décadas de 80 e 90, e o humor simples adotado com algumas boas sacadas, qualificam mais o longa.

            Enquanto a maquiagem dos zumbis não assusta ninguém, os “esqueléticos” - zumbis mais desenvolvidos e malignos- são os responsáveis pelos momentos de tensão, ainda que mesmo esses momentos levem em consideração a proposta de leveza do filme.

A maquiagem não assusta ninguém mas a direção de arte é correta

            A direção de arte é a padrão para filmes com toques apocalípticos se apresentando correta e bem feita. E como um bem-vindo ‘Bônus” temos John Malkovich como o general e pai da mocinha.

            Inofensivo como seu protagonista, Meu Namorado é um Zumbi surpreende por ser melhor do que se esperava. Leve, bem humorado e simpático, é um gratificante passatempo.
           
Cotação: 7,0/10,0

Ficha Técnica: Meu namorado é um zumbi (Warm Bodies, USA, 2013).  Romance. Comédia. Direção: Jonhatan Levine.  Elenco: Nicholas Hoult, Teresa Palmer, Dave Franco, Rob Cordry e John Malkovich. Duração: 98 min.

Obs: A “cena da sacada” é uma óbvia homenagem para Romeu e Julieta de Shakespeare.




[1] Principalmente com os sentimentos da protagonista quanto ao seu antigo namorado (vivido pele irmão de James Franco, Dave Franco.