sábado, 3 de março de 2012

Opiniões #14 - Anjos da Noite o Despertar


...CINEMA
Opiniões #14 – Anjos da Noite: O Despertar (Underworld Awakening, USA, 2012).
Por Marlon Fonseca



            Em 2003 fora lançado o primeiro filme da agora franquia Anjos da Noite. A trama que mostrava batalha entre clãs de vampiros e lobisomens com visual escuro e cenas de ação e vestuário a lá Matrix agradou parcela do público, tornando-se relativo sucesso e agora chega ao seu quarto filme.

            Nesta nova incursão da série acompanhamos a protagonista Selene (Kate Beckinsale ausente apenas no terceiro filme que era um prequel) que após ser mantida em estado de coma por quinze anos, acorda e descobre que possui uma filha, híbrida de vampiro e lobisomem. Sendo assim, parte em busca dela e de respostas enfrentando inclusive uma empresa que possui o objetivo de criar uma raça de super lobisomens para assim exterminar os vampiros ainda existentes.
           
            Começando com uma recapitulação dos três últimos filmes para depois nos apresentar á nova situação da história: em um futuro não muito distante, será descoberta a existência dos lobisomens e vampiros pelos humanos que passam a caçá-los violentamente. Assim, logo em seu início o filme já dá o tom de como será: mais violento e acelerado. Resta pouquíssimo tempo para sutilezas e o que importa mesmo são as bem feitas e cruas cenas de ação.

            O roteiro está longe de ser um primor. Diálogos básicos e situações absurdas tomam conta de todo o filme.[1] A mistura de elementos de terror com ação da série agora ganha ares de ficção científica com a inclusão da empresa vilã da trama, e assim como seu co-irmão Resident Evil[2] deve ser encarado como um passatempo razoável e só, quase como um guilty pleasure[3].

            A fotografia azul escura marca da série está volta e o uso do 3D apesar de não apresentar nenhuma novidade é bem realizado. A profundidade é bem utilizada principalmente na seqüência onde vemos Selene congelada. A contraposição entre ela e o gelo ficou muito boa. Do resto sangues, armas, balas, cacos de vidros e fumaça “saem da tela” e/ou compõem o ambiente e de certa forma aumentam a diversão em assisti-lo.[4]

            Kate Beckinsale está cada vez mais á vontade (e linda) como heroína de ação[5], sendo que a sua Selene está cada vez mais mortal e habilidosa e ela consegue passar muito bem isso. A atriz que faz sua filha é bem “canastrinha”, assim como seu novo aliado vampiro.

            Assim, o filme cumpre a sua proposta de ser apenas um filme para entreter o espectador na sua curta duração de menos de 90 minutos. Não espere nada mais inspirado que isso e você pode até se divertir.

Cotação: 


Ficha Técnica: Anjos da Noite: O Despertar (Underworld Awakening, USA, 2012). Ação. Direção: Måns Mårlind, Björn Stein. Elenco: Kate Beckinsale, Charles Dance, Michael Ealy, India Eisley, Stephen Rea, Sandrine Holt, Kris Holden-Ried. Duração: 89 min.


[1] O fato da roupa de Selene estar na sala de Criogenia onde se encontrava há mais de uma década é de uma “facilidade” absurda. Isso sem contar personagens que inicialmente aparentam ter alguma relevância na trama e somem sem qualquer explicação.
[2] O site IGN faz uma comparação bacana entre as franquias e quem entende de inglês vale a pena dar uma conferida na matéria : http://movies.ign.com/articles/121/1216477p1.html
[3] Termo dado aos filmes que apesar de reconhecidamente defeituosos, agradam. Eles serão em breve objeto de uma matéria aqui no blog. Comecem a fazer uma listinha do de vocês para debatermos.
[4] O Autor mesmo habituado com os filmes em 3D e seus efeitos levou um susto, assim como um casal sentado ao seu lado, em uma seqüência onde cacos de vidro saem da tela em direção ao espectador.
[5] Ela será vista ainda este ano na refilmagem de O Vingador do Futuro que será dirigido pelo seu marido Len Wiseman – diretor dos dois primeiros Anjos da Noite e atuando como produtor e escritor dos demais.