sábado, 31 de março de 2012

...CINEMA. Opiniões # 19 - Fúria de Titãs 2


...CINEMA
Opiniões #19- Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca


           
           A mitologia Grega sempre atraiu a atenção das pessoas e fascinou. Suas histórias envolvendo heroísmo, deuses imperfeitos e explicações muitíssimo bem elaboradas sobre os acontecimentos da natureza dominam o imaginário popular há séculos.

            No cinema, os heróis, Deuses e seres mitológicos sempre tiveram espaço destacado. Depois de produzir vários filmes de monstros como os da série Sinbad e Jasão e o Velo de Ouro, o designer Ray Harryhausen[1] produziu um de seus maiores filmes: Fúria de Titãs em 1981. Com um elenco de primeira grandeza na época o filme, além do embate entre homens e criaturas mitológicas, focava na confabulação dos Deuses no Olimpo para com o destino dos Homens.

            Em 2010 fora lançado o remake homônimo, mais dessa vez voltado muito mais para a ação e usando e abusando de efeitos especiais de ponta e uma direção de arte interessante. Mesmo com um roteiro cheio de incoerências e apressado, o filme fez sucesso suficiente para o lançamento de uma continuação.

            Neste Fúria de Titãs 2, a história se passa dez anos após os acontecimentos do primeiro filme. Perseu (novamente interpretado por Sam Worthington) segue com a sua pacata vida de pescador ao lado do seu filho Hélio. Porém, novamente é obrigado a envolver-se em batalhas contra os Deuses e seres mitológicos para resgatar seu pai Zeus (Liam Neeson) das mãos de seu meio-irmão Ares (Edgar Ramirez) que se uniu a Hades (Ralph Fiennes) e ao Titã Cronos para dominar o Olimpo.

            A primeira mudança que se observa nesta continuação é a tentativa de apresentar um roteiro menos defeituoso. O Filme tenta estabelecer uma relação mais forte de “pai e filho”, conflitos familiares e uma coerência maior á trama. Consegue em parte, pois o filme ainda é muito apressado o que prejudica um pouco tal tentativa.

            Cenas de ação, direção de arte e efeitos especiais que se mostram o forte da franquia continuam caprichadas. Os cenários são deslumbrantes e o filme tem ação suficiente para manter o espectador atento. Quimeras, ciclopes e o terrível Minotauro[2] são algumas das criaturas mitológicas que aparecem no filme. As armaduras dos Deuses ganharam aspecto mais realista e afastam-se do visual a lá Cavaleiros do Zodíaco do primeiro filme.[3]

            Observa-se também um aumento maior do humor. Agenor (Toby Kebbel) e Helfesto (Bill Nighy), debutantes na série, são os responsáveis pelos momentos e diálogos “engraçadinhos”.

            Um dos aspectos mais criticados no filme anterior foi o fraquíssimo emprego da tecnologia 3D. A conversão mal feita e apressada é considerada por muitos, e com razão, uma das piores já feitas. [4] Nesta continuação, porém, os efeitos tridimensionais estão fantásticos, contribuindo para exuberância visual dele e fazendo valer assisti-lo neste formato.

            O roteiro não exige do elenco nenhum esforço interpretativo mais aguçado. Além das adições de Kebell e Nighy, Rosamund Pike substitui Alexa Davalos no papel de Andrômeda, que agora é uma rainha guerreira. Liam Neeson e Ralph Fiennes continuam a agregar credibilidade ao filme e possuem melhores momentos do que no primeiro. Vê-los atuarem juntos é sempre um prazer.

            Quanto ás liberdades criativas que a série toma em relação á Mitologia, não há o porquê de reclamações. Vários outros filmes e outras mídias a fizeram e não será isso que compromete ou não a sua qualidade[5]. É o roteiro, ainda apressado, que diminui seu valor.

            Sendo assim, Fúria de Titãs 2 diverte apresentado qualidades técnicas visíveis e conseguindo ir além do que o primeiro filme nesse quesito. Apesar da tentativa de estabelecer um arco mais dramático, falha novamente por ser um filme extremamente apresado tal qual seu antecessor. Para gostar do filme, então, o espectador terá que passar por esses defeitos. Conseguindo, se divertirá. Se não, sairá frustrado como muitos ficaram com o primeiro filme.

Cotação: 

Ficha Técnica: Fúria de Titãs 2 (Wrath of Titans, USA 2012). Ação. Direção: Jonathan Liebesman. Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Rosamund Pike, Edgar Ramirez, Tobey Kebbel e Bill Nighy. Duração: 99 min.



Dica de Leitura:

            Gosta de Mitologia Grega e quer saber mais de suas histórias? Para começar a aprender sobre este universo fantástico fica a sugestão da leitura de O Livro de Ouro da Mitologia.
  










Agradecimento: Utilizo-me agora do discurso em primeira pessoa do singular para agradecer ao meu professor de Português do primeiro grau Renato. Foi ele que apresentou a mim e a minha turma as histórias da Mitologia Grega, há 20 anos atrás. Foi responsável, também, pelo meu primeiro contato com o Fúria de Titãs de 1981 ao exibi-lo para a nossa turma.. Sei que ele não lerá este agradecimento, mas fica registrado aqui. Serve também para demonstrar a importância de um professor que vai além da explicação da matéria. Um professor que age assim com certeza engrandece seu aluno.


[2] Uma pena a aparição do Minotauto ser extremamente rápida.
[3] O diretor do Fúria de Titãs de 2010, produtor desta continuação, na época admitiu a inspiração no clássico anime para a confecção das armaduras. O filme “Imortais” lançado no ano passado também utiliza estilo semelhante.
[5] Quem conhece Mitologia e jogou os games da série God of War com certeza divertiu-se com o destino de alguns personagens que encontram com Kratos em sua jornada.