quinta-feira, 17 de maio de 2012

...GAMES. Kinect: diversão, tecnologia e exercício



...GAMES

TECNOLOGIA, DIVERSÃO E EXERCÍCIO
O Kinect, sensor de movimentos da Microsoft inova e exercita

Por Marlon Fonseca





Em Dezembro de 2006, o videogame Wii da Nintendo inovou o mundo dos games ao apresentar uma nova forma de jogar: com controles utilizando sensores de movimento. Em 2010 o Kinect da Microsoft foi lançado como acessório para o seu atual console, o Xbox 360, e expandiu esta tecnologia. Nele não há a necessidade de uso do joystick para jogar. Como diz seu slogan “o controle é você”.

Diante de tal lançamento, ampliou-se a discussão acerca da utilidade de tal invenção. Para muitas pessoas, além de diversão, os jogos compatíveis com o Kinect resultam, também, em uma forma de exercício. Seu nome, inclusive, faz alusão à cinesia, estudo dos movimentos.

A maioria dos aficionados por jogos eletrônicos aprova a novidade. Estudante de publicidade da Estácio Niterói, Átila Pontes, é fascinado por games e tecnologia e admira o kinect “A cada dia que passa parece que os dias de vida do nosso tão amado joystick estão chegando ao fim. A conectividade e interação entre games e gamers atinge um novo patamar tecnológico: movimentos. A ideia conceitual trazida pela Nintendo para unir não somente os gamers com os games, mas também os gamers entre si foi adotada pelos outros fabricantes e, mais do que esperado, a disputa vem evoluindo cada vez mais os consoles e games, trazendo assim uma nova experiência em jogabilidade para os “gamemaníacos”. A Microsoft conta como trunfo toda a diversão promovida por jogos baseados em sensores de movimento, feitos especialmente para o Kinect e toda a diversão que a tecnologia de primeira pode proporcionar” – destacou.

Mas não são somente os jogadores que abraçaram a tecnologia. Profissionais da área de educação física vislumbraram na novidade uma opção de exercício para pessoas sedentárias.  Daniel Santos de 28 anos, professor de Educação Física é um deles “Achei bastante interessante a soma de tecnologia, diversão e exercício. Jogos como UFC Trainer e your Shape: Fitness Envolved contém módulos de treinamento e exercícios feitos por profissionais da área. O grande lance para captar hoje em dia crianças e adolescentes é exatamente despertar o interesse na prática do exercício. Além do gasto calórico, esta prática poderá ajudar no desenvolvimento muscular, ósseo. O interesse por outros esportes pode surgir a partir daí. Ainda há estimulo da prática de atividades em grupo, compartilhar o jogo, aquele momento, advindo um ganho de interação social.”  Ele pretende adquirir o aparelho em breve.

Seu colega de profissão Carlos Cavalcante já possui o aparelho há um tempo e conta com entusiasmo “Uma vez medi no frequencimetro meus batimentos cardíacos jogando Dance Central. Estava há mais de 150 batimentos por minuto. Esta taxa indica que esta atividade realmente proporciona certo gasto calórico”, declarou o profissional.

Segundo estimativas, o gasto calórico das atividades com os jogos do Kinect equipara-se a e uma atividade física moderada, como uma caminhada, por exemplo.  Alguns jogadores, inclusive, chegaram a criar um blog mostrando as novidades sobre o aparelho e os ganhos de saúde com sua realização (http://www.magroscomkinect.com/).

Esta nova modalidade de se jogar tem ultimamente sendo denominada de emagrecimento divertido. Mas especialistas alertam que apesar de prazerosa e efetiva ela não pode ser substitutiva das demais formas de exercício físico, bem como a necessidade de uma boa e regular alimentação.