terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

...SÉRIES DE TV. Visões #01 - The Walking Dead


...SÉRIES DE TV
Visões #01 – The Walking Dead
Por Marlon Fonseca


            The Walking Dead é atualmente uma das séries de maior audiência na televisão mundial. Produzida por Frank Darabont (diretor de Á Espera de um Milagre, Um Sonho de Liberdade e O Nevoeiro) ela encontra-se em sua Segunda Temporada (com uma Terceira já anunciada) e é baseada, ainda que tomando várias liberdades criativas[1], na Série de Quadrinhos homônima criada e escrita por Robert Kirkman.

            Na trama acompanhamos um oficial de polícia Rock Grimes (Andrew Lincoln) que ao acordar em um hospital depara-se com uma nova e assustadora realidade: o mundo foi tomado de assalto por terríveis e mortais zumbis. Desesperado, parte em busca de sua esposa e filho e ao encontrá-los depara-se com um grupo de sobreviventes, incluindo seu melhor amigo (e amante de sua mulher) Shane (Joe Berthal). Juntos, tentam sobreviver aos perigos desse novo mundo e ás diferenças entre eles.

            São vários os aspectos que fazem da série o merecido sucesso que é. Em primeiro lugar destaca-se a qualidade da produção. A composição dos zumbis com maquiagem e vestuário bem detalhados os tornam palpáveis, assustadores e perigosos. A fotografia ora escura, ora em tom pastel servem para destacar o aspecto apocalíptico em conjunto com a acertada direção de arte.

            Mas, sem dúvidas, o ponto alto da série reside no tratamento dado á dinâmico do grupo de sobreviventes. Formado por pessoas das mais variadas idades, opiniões, credos, atitudes o verdadeiro perigo reside no comportamento entre eles. A disputa pela liderança e diferença de visão sobre como as decisões devem ser tomadas entre Rick e Shane dividem a opinião do grupo tornando qualquer situação tensa e explosiva. Da mesma forma como visto em Lost, o que ao final de contas importa para o espectador são os personagens, seu passado, suas atitudes e como se portarão perante aos problemas que surgem.


Os perigosos e assustadores zumbis...






...e os imprevisíveis humanos
            


Os momentos de tensão, a brutalidade e violência física, moral e emocional, fazem, por fim, a série o programa único e interessante que é.

            Assim, The Walking Dead vai muito além e se porta muito mais do que como uma série de Terror, tratando-se de estudo de seus personagens e suas atitudes fazendo do ser humano mais perigoso e imprevisível do que os zumbis que assolam seu mundo.





         A série é exibida no Brasil pelos canal FOX e FOX HD ás Terças-Feiras no horário de 22 hs, quase que simultaneamente aos EUA . E a primeira temporada está á venda em DVD/Blu-ray desde o ano passado


[1] O importante personagem para a série na TV, Shane, por exemplo, morre no primeiro volume dos quadrinhos.