domingo, 18 de agosto de 2013

...CINEMA. Opiniões # 84 - Indie Game - The Movie

...CINEMA

Opiniões # 84 – Indie Game – The Movie (USA, 2012)

Por Marlon Fonseca

            Com a popularidade de jogos em smartphones e a distribuição digital por redes como PSN (Família Playstation), Live (Família Xbox) e Steam (Computadores), os criadores independentes nunca tiveram tanto espaço para a criação e publicação de suas obras. E até uma contraposição em um mercado que vem recebendo críticas em relações a pouca criatividade e excesso de continuidade de franquias em seus jogos mais populares.

            Disponível aqui no Brasil por meio do sistema Netflix, Indie Game-The Movie, mostra os bastidores da produção de jogos independentes e da vida de alguns de seus criadores em busca do término se seus jogos e aceitação no mercado.

            O filme foca basicamente a criação e criadores de três jogos em três momentos diferentes: o já lançado Braid, um dos sinônimos de sucesso no segmento, a metade do desenvolvimento para o final de Super Meat Boy e a luta do criador de Fez para termina-lo.[1]

            O documentário serve tanto para o público gamer como para qualquer outro tipo de espectador. Para os entusiastas em jogos, é interessante acompanhar e conhecer um lado um pouco mais romântico da indústria, onde somente uma ou duas pessoas passa pelo desenvolvimento de um jogo todo.
O árduo e solitário trabalho

            Enquanto os jogos publicados e desenvolvidos pelas produtoras gigantes envolvem milhares de funcionários, os jogos independentes são frutos da imaginação e trabalho única e exclusivamente de seus criadores.

            Para o espectador médio que não se interessa muito por jogos eletrônicos, serve como uma história de luta por um ideal e todos os percalços enfrentados por um objetivo.

            Ao mesmo tempo em que os espectadores se comovem com as histórias pessoais desses programadores, sentem ao lado deles os problemas enfrentados no caminho, como o aperto financeiro, a pressão dos prazos e a incerteza de seu sucesso.
O criador de Braid confessa ter sofrido de depressão após
o lançamento do game.

            É curioso e até alarmante notar, que todos em algum momento do processo sofrem de depressão em razão dos problemas enfrentados e se sentem inseguros a todo o tempo, algo normal em qualquer pessoa que abraça um empreendimento.

            Em seus aspectos técnicos, o filme apresenta-se como um documentário padrão sem nenhuma invencionice ou trucagem desnecessária, focando nos seus personagens e conseguindo de forma bastante competente apresentar seus dramas.

            Ainda consegue, também, passar uma geral no mercado de games, até mesmo na relação complicada que os desenvolvedores têm com os gamers pela internet.

            Enfim, Indie Game- the movie é uma visão sincera sobre pessoas que sacrificam suas vidas pela busca de um sonho e que mostra de forma simples e competente seu cotidiano e boa parte do mercado em questão. Vale a conferida.

Cotação: 8,5

Ficha Técnica: Indie Game – The Movie (USA, 2012). Documentário. Direção: Lisanne Pajot, James Swirsky. Elenco: Jonathan Blow, Phil Fish, Edmund Mcmillen, Tommy Refenes. Duração: 100 min.




[1] Este último foi lançado após o documentário e alcançou grande sucesso.