domingo, 17 de junho de 2012

...CINEMA. Opiniões #33 - Madagascar 3


...CINEMA
Opiniões #33 – Madagascar 3 –Os Procurados (Madagascar3: Europe´s Most Wanted, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca



           
Esta terceira incursão das aventuras dos personagens da franquia Madagascar sai do ambiente africano e transporta seus carismáticos e amalucados personagens para a Europa numa acertada tentativa de trazer um frescor à trama.

            Nela, Alex, Marty, Gloria e Melman vão atrás dos famigerados pingüins em Monte Carlo e, após uma terrível confusão, acabam parando em um circo que pode os levar de volta para Nova Iorque.

            O filme começa extremamente acelerado e divertido ainda que, para isso, ignore todo e qualquer laço afetivo criado no segundo filme e qualquer sentido razoável em suas decisões.[1] Mas a seqüência inicial em Monte Carlo é impagável de tão divertida e non sense.

        Após este início, o ritmo cai bastante enquanto no “desenvolvimento” de sua aborrecida trama principal, só vindo a ganhar força novamente no final com um espetáculo circense psicodélico ao som de Katy Perrry e o seu posterior clímax.

            Outro ponto positivo da animação é a sua vilã (cuja voz original é dublada por Frances McDormand) que, de tão inverossímil, acaba por ser a mais divertida e odiada de toda a série.

            Tecnicamente o filme é impecável. A animação está ainda mais bonita do que nos filmes anteriores e os efeitos em 3D, muito bem empregados, encantam crianças e adultos.

            Por falar em adultos, estes são os mais sabotados no longa, pois as piadas e referências direcionadas a eles são poucas e quando aparecem são sem graça.[2]   

            Madagascar 3 portanto se ancora em momentos divertidos em seu início e clímax, seu esmero técnico e nos seus personagens reconhecidamente carismáticos. A trama, ainda que em uma acertada tentativa de mudança na série, não se desenvolve de forma satisfatória e poderá aborrecer tanto crianças como adultos em sua metade.
           

            Cotação:  (3/5)

            Ficha Técnica: – Madagascar 3 –Os Procurados (Madagascar3: Europe´s Most Wanted, USA, 2012). Animação. Vozes Originais: Bem Stiller, Chris Rock, David Schwimmer, Jada Pinkett Smith, Sacha Baron Cohen, Jessica Chanstain, Francis McDormand. Duração: 93 min.



[1]  Eles decidem partir em busca dos pingüins em Monte Carlo e em momento algum aparentam sentir remorso por deixar famílias e amigos recém conquistados no segundo filme em um furo de lógica imperdoável.
[2] A referência ao Cirque Du Soleil pelo fato de eles não usarem animais e o posterior discurso favorável à presença dos animais nos circos causa estranheza