domingo, 7 de julho de 2013

...CINEMA. Opiniões # 76 - Minha mãe é uma peça

...CINEMA
Opiniões # 76 – Minha mãe é uma peça (Brasil, 2013)
Por Marlon Fonseca

            Algo que vem se tornando comum no cenário do cinema nacional são as adaptações de peças teatrais de sucesso. Nessa esteira, era questão mesmo de tempo para que Minha mãe é uma peça, que já conta com mais de um milhão de espectadores, tornar-se filme.

            Ainda mais pelo brilhante trabalho de seu autor e intérprete, Paulo Gustavo, que, inspirado em sua mãe e situações e pessoas da sua infância e adolescência criara algo genuinamente engraçado.[1]

            No filme, co-dirigido pelo próprio comediante, Dona Hermínia, após uma decepção com os filhos, muda-se para a casa de sua tia Zélia (Suely Franco, ótima) e relembra com ela os momentos e agouras de ser mãe.

            Trata-se de um filme inegavelmente engraçado onde as tiradas da protagonista são o ponto alto. Os personagens de apoio, principalmente os filhos, cada um com seus defeitos e manias também contribuem para as risadas. O mais incrível é que mesmo em momentos de surrealidade, fica impossível não se identificar com uma ou outra situação seja pelo lado da mãe, seja pelo lado dos filhos.[2]
D. Ermínia e suas tiradas vão te fazer rir

            A produção do filme é bastante simples, inclusive trazendo falhas bobas de continuidade e uma ou outra falta de capricho[3]. E há algumas cenas forçadas e fora do tom.

            Mas como filme de comédia num todo ele funciona muito bem e será impossível sair do cinema sem dar muitas boas risadas. Ele foge, inclusive, do padrão de comédias que o cinema nacional tem apresentado, saindo-se mesmo que em sua simplicidade, como um dos melhores do gênero nos últimos tempos.
"Padecendo no paraíso" ao lado de seus filhos.

            Dona Hermínia realmente é uma “peça” e sua presença no cenário cinematográfico nacional com certeza será tão marcante como nos palcos. Diversão certeira para toda a família, mesmo trazendo algumas falhas bobas em sua execução.
           
Nota: Assista a cena final antes dos créditos e veja a “musa inspiradora” do autor num dos melhores momentos do filme.

Cotação: 8,0

Ficha Técnica: Minha mãe é uma peça (Brasil, 2013). Comédia. Direção: Andre Pellenz. Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier, Suely Franco, Ingrid Guimarães e Herson Capri




[1] A Cidade onde se passa o filme, Niterói, é a cidade natal do autor (e também do autor desse texto) e conforme apuração feita pelo blog, muitos dos personagens são inspirados mesmo em sua experiência de vida.
[2] Como experiência ainda mais bacana, se possível, assista-o com sua mãe ao lado. Vale á pena.
[3] Em dada cena, por exemplo, Juliano, filho de Dona Hermínia, estaria mexendo no computador mas quando olhamos ele está visivelmente desligado.