terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tecnologia #01 - Filmes On Demand


Tecnologia # 01 – Filmes on demand[1]
Por Marlon Fonseca




            Atendendo á pertinente solicitação do leitor e amigo Rafael Mansano, vamos tratar de uma nova forma de assistir filmes: o sistema de filmes on demand.

            Até pouco tempo atrás Cinema, Televisão e locadoras de filmes eram a única opção para se assistir a um bom filme. Com a modernidade e a facilidade da internet uma nova opção surgiu há alguns anos: o vídeo on demand. Trata-se de uma sistema de aluguel e venda de filme através da grande rede.

            Através do sistema de streaming (transmissão), não há necessidade de fazer o download do filme para depois vê-lo. O usuário do sistema assistirá ao filme desejado na mesma forma e tempo em que ele vai sendo carregado.

Popular no EUA há algum tempo, esse serviço entrou de vez no mercado nacional ano passado.

            O mais conhecido é o Netflix. Pelo seu PC, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii ou Blu-ray (nem todos aparelhos de blu-ray constam esse serviço) e com o pagamento de uma taxa mensal de R$ 14,90 (o primeiro mês é grátis) o usuário poderá assistir a filmes, documentários, seriados constantes da biblioteca do serviço o quanto quiser. Prático, barato o seu aspecto negativo, porém, consiste no fato de a sua biblioteca, pesar de vasta e diferenciada, conter material apenas mais antigo.

            Sistema similar é o utilizado pela NetMovies (www.netmovies.com.br). Anteriormente tratava-se de uma locadora virtual na qual enviava os filmes na residência dos usuários através dos correios. Hoje adota sistema similar ao Netflix, porém com sua utilização mais restrita ao PC.

            A qualidade de imagem em ambos os sistemas varia da qualidade digital vista em um DVD como os de alta definição como vistos em Blu-ray. Dependerá para tanto da qualidade do filme escolhido bem como das configurações do sistema e da velocidade da internet do usuário.

            Igualmente, ainda há serviços similares nas TV´s a cabo como o “Sky on Demand” ou o NOW da Net. A aquisição dos produtos se faz por controle remoto pelo próprio aparelho da operadora de TV á cabo.Nestes, se paga uma taxa mensal ou paga-se por conteúdo individual e este ficará disponibilizado por período determinado (geralmente 24 horas) para que possa ser assistido o quanto quiser dentro desse período. Aqui, os filmes á disposição seguem o calendário dos lançamentos das locadoras.

            Algumas lojas on line tanto nos Eua como no Brasil adotaram esse tipo de serviço também. A maior rede de comércio on line a amazon disponibiliza catálogo de filmes para que possam ser adquiridos e vistos por dado período de tempo (similar aos das operadoras de TV á cabo). No Brasil o site da livraria saraiva também disponibiliza esse serviço.

            Nos EUA o impacto desse sistema já atingiu ás locadoras físicas. A Netflix de lá, bem como seus similares como o Hulu, por exemplo, ao contrário do que ocorre no Brasil, tem um catálogo muito mais diferenciado bem como disponibiliza os lançamentos na mesma data do que as locadoras e as lojas. Com isso a maior rede de locadoras, a Blockbuster “quebrou” e a extinção das locadoras físicas por lá está se tornando uma realidade. No Brasil tais sistemas servem, por enquanto, como mais uma e bem-vinda opção ou um bom complemento de acesso á filmes em razão de constarem com filmes mais “antigos” em seu catálogo.


[1] Na tradução literal “por pedido”.