segunda-feira, 9 de abril de 2012

...CINEMA. opiniões # 22- Xingu


...CINEMA
Opiniões #22- Xingu (Brasil, 2012)
Por Marlon Fonseca



           
            Dá gosto ver o cinema nacional em franca produção. Filmes dos mais variados estilos e temas chegando ao país mensalmente e com muita qualidade. [1] E Xingu é mais uma mostra do talento de nossos cineastas.

            Dirigido por Cao Hamburger (do ótimo O Dia em que meus pais saíram de férias) o filme conta a história, baseada em fatos reais, dos três irmãos Villas-Bôas e sua expedição aos recantos do Brasil Central e relacionamento com grupos indígenas que encontram em tal empreitada bem como a sua posterior luta pela preservação dos mesmos.

Obras cinematográficas que tratam de choques culturais, imposição de uma cultura á outra e relacionamentos com índios já resultaram em grandes clássicos do cinema como 1492 – A conquista do Paraíso e A Missão.

            O filme, além de mostrar as etapas comuns do processo de encontro de culturas díspares (conhecimento, troca), destaca dois importantes fatos históricos, a saber, a construção e permanência do Parque Nacional do Xingu e os bastidores do progresso brasileiro. Por fim, ainda evidencia o impacto que a luta pela preservação dos índios causa em cada um dos irmãos.

            João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat que interpretam os desbravadores e idealistas irmãos Cláudio, Orlando e Leonardo, conseguem expressar as suas características e visões particulares sobre o assunto com bastante competência. Após perceberem o efeito devastador que a expedição que lideram possa causar aos índios, passam a defendê-los, embora sofreram com as conseqüências de tais atos, tanto pessoal e individualmente como em sua dinâmica e relacionamento como irmãos e parceiros. Sobre o elenco ainda deve se destacar que os indígenas foram interpretados por nativos autênticos, das mais variadas tribos.

            A bela fotografia de Adriano Goldman é auxiliada pelas deslumbrantes paisagens do centro-oeste pátrio.

            O aspecto negativo mais evidente é que, apesar de a história passar por mais de vinte anos, não se observa essa passagem no tempo no aspecto visual dos personagens. Eles não envelhecem aparentemente. Careceu, portanto, de uma maquiagem mais eficiente, o que é de se estranhar ante uma produção tão bem cuidada.

            A árdua luta dos irmãos deu certo e o Parque Nacional do Xingu continua preservado até hoje, mais de 50 anos após a sua criação. O filme que conta a trajetória deste importante trabalho, além de ser uma produção bem cuidada e executada, é uma aula de história e de cultura brasileira.

Cotação:  (4/5)

Ficha técnica: Xingu (Brasil, 2012). Drama histórico. Direção: Cão Hamburger. Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maria Flor, Maiarim Kaiabi, Tapaié, Waurã. Duração: 102 min.