quarta-feira, 24 de julho de 2013

...CINEMA. Opiniões #79 - O Concurso

...CINEMA

Opiniões # 79 – O concurso (Brasil 2013)

Por Marlon Fonseca

            Dentre os gêneros trabalhados atualmente no cinema nacional a comédia e o mais rentável e, diante disso, o que mais apresenta produções ao longo do ano. Isso logicamente acarreta em produções de qualidades das mais variadas. E “O concurso” se insere no rol dos de fraca execução.

Danton Melo e Fabio Porchart que nesse ano mesmo se saíram melhor em Vai que dá certo retornam ao lado de Rodrigo Pandolfo (do maior sucesso do gênero no ano Minha mãe é uma peça) e Anderson de Rizzi. Os quatro são os finalistas à  uma vaga de Juiz Federal e passa um final de semana intenso no Rio de Janeiro antes do último exame.

            Todos os personagens no filme são extremamente estereotipados. O Gaúcho filhinho de papai reprimido, o estudioso virgem do interior, o advogado carioca malandro e o nordestino cheio de mandingas completam o quarteto principal. Sem contar com a tal alardeada participação de Sabrina Sato como uma ninfomaníaca.

            Se o filme falha no desenvolvimento dos personagens também não se sai melhor na trama. Uma tentativa malfadada de emular a estrutura de Se Beber não Case, mas sem a mesma qualidade.
Os protagonistas apresentem-se como personagens estereotipados

            Diante disso, sobra muita pouca coisa para aproveitar no filme, pois além dos problemas citados acima, são poucas as cenas e situações que realmente arrancam risos da plateia.

            Em um cenário favorável aos filmes de comédia nacionais O Concurso apresenta-se como um dos piores exemplares lançados. Sem graça, raso, resulta em um filme pouco interessante e tedioso.

Cotação: 3,0


Ficha técnica: O Concurso (Brasil, 2013). Comédia. Direção: Pedro Vasconcelos. Elenco: Danton Mello, Fabio Porchart, Rodrigo Pandolfo Anderson de Rizzi, Carol Castro, Sabrina Sato. Duração: 86 min.