segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

...CINEMA. # 91 - A Vida Secreta de Walter Mitty

...CINEMA

Opiniões # 91 – A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013).

Por Marlon Fonseca

            Quem nunca “sonhou acordado”? Em algum momento de um evento cotidiano ou conversa imaginou fazendo grandes viagens, praticando algum ato de heroísmo, agradando uma paquera ou até mesmo brigando cinematograficamente com um desafeto?

            Walter Mitty, porém, exagera deste expediente. Funcionário da mítica revista Live, leva uma vida singela fora do trabalho. As coisas emocionantes de sua vida ele vive em sua cabeça , omitindo-se de sua realidade.

            Projeto de Bem Stiller, que aqui protagoniza e dirige, para sair do lugar comum em sua carreira, A Vida Secreta de Walter Mitty traz o personagem título em um momento chave de sua vida. Com a aquisição da revista Life e o cancelamento da revista física, Walter tem que procurar o negativo da foto de capa da última edição. Para isso, ele embarca em uma aventura real por vários cantos do mundo. Trata-se de uma refilmagem de O Homem de 8 Vidas de 1947, que por sua vez é uma adaptação ao conto de Jamer Thurber.

            Estamos falando aqui de um filme que foge às comédias nonsense comumente protagonizadas por Stiller. O humor aqui é sutil e temos doses de drama, aventura e romance também.
Mitty em um dos seus sonhos acordados

            Além da clara mensagem que o filme deseja passar, o maior destaque fica pelo extremo bom gosto na fotografia e trilha sonora (uma das músicas, inclusive, é parte importante na trama). A montagem também se apresenta de forma bastante interessante. Stiller mostra um olhar aguçado e transporta à tela imagens belíssimas aproveitando ao máximo as locações diversificadas do filme. As sequências de devaneios são as que exigiram maior técnica e efeitos e em sua grande maioria são muito bem executadas.

            Seu maior pecado, porém, não é aprofundar-se tanto na transformação existencial de Walter. Por mais que sua atuação competente (reparem como a postura, olhar e voz do personagem mudam ao longo de sua aventura),, ainda que repetindo um ou outro cacoete interpretativo que estamos acostumados em seus trabalhos, e o jogo de figurino e maquiagem para mostrar sua evolução, já o roteiro não oferece tantas nuances assim.
O filme conta com belas imagens

            Além de Stiller temos Sean Penn como o repórter fotográfico Sean O´Connel, um tipo “espírito livre” em participação especial e Kristen Wiig, como interesse amoroso do protagonista, em uma atuação contida e agradável. Cumpre estacar também Shirley Maclaine como a mãe de Mitty.

            Possuindo um clima bacana, imagens belíssimas e uma mensagem reconfortante, A Vida Secreta de Walter Mitty é um bom filme que agrada em maior parte de seu tempo de projeção. Venha sonhar ao lado do protagonista e depois encarar a realidade de frente.


Cotação: 7,5

Ficha técnica: A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013). Comédia. Drama. Aventura. Direção: Bem Stiller. Elenco: Bem Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine.