sábado, 18 de agosto de 2012

...CINEMA. Opiniões #47 - O Vingador do Futuro


...CINEMA
Opiniões #47 – O Vingador do Futuro (Total Recall, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca

        
          Há 22 anos atrás, o Vingador do Futuro, ficção científica estrelada por Schwarzeneger e dirigida por Paul Verhoeven, ambos no auge da forma ganhou imediatamente status cult e se mantém assim até hoje. Esta nova versão, é mais ambiciosa e quer se impor como um blockbuster de sucesso. Mas dificilmente conseguirá.

            Adaptação de um conto de Philip K. Dick, o filme apresenta Colin Ferrel como Douglas Quaid, um operário cansado da rotina e com um grande sentimento de vazio em sua vida. Tentado por uma empresa que oferece experiências ilusórias acaba por descobrir a verdade sobre a sua vida e passa a ser perseguido pelo governo.

            Ainda que seja uma produção caprichada e movimentada o filme pouco empolga.  A trama e seus personagens são tratados de forma bastante rasa e o que vale mesmo é a correria e as cenas de ação. O diretor Len Wiseman ( ditrretor e produtor da franquia Anjos da Lei, diretor de Duro de Matar 4.0 e marido de Kate Beckinsale) tenta impor algumas trucagens de câmera nas cenas de ação para fugir do lugar comum. Algumas (poucas) chegam a ser estilosas (principalmente a primeira).

            A fotografia é exageradamente escura e sendo assim acaba por desagradar. A direção de arte lembra bastante Blade Runner e Minority Report, filmes também baseados em contos de K. Dick.   

            O que se salva verdadeiramente no filme é o seu elenco. Colin Ferrel, voltando a tomar gosto por grandes produções desde A Hora do Espanto (outro remake) se apresenta bem como astro de ação, ainda que em alguns momentos repita a sua já clássica expressão com olhos esbugalhados. Kate Backinsale e Jessica Biel elevam o sex appeal do filme, mas enquanto a primeira se sai excelente como vilã, algo que não estamos acostumados a ver muito em sua carreira, a segunda está bem apagada, principalmente em razão de sua personagem ser a mais prejudicada pelo roteiro. A tal alardeada luta entre as duas é bacana ainda que rápida. Por fim, Bryan Cranstron, protagonista da elogiadíssima série Breaking Bed, faz o que pode com seu Chanceler Chageen, mesmo com muito pouco tempo de tela

Nem sucesso, muito menos cult. Esta versão de O Vingador do Futuro, por ser irregular apresenta-se apenas e tão somente como um passatempo rápido e esquecível não sendo relevante e marcante como a original foi e continua sendo para várias gerações.

Cotação: 2/5

Ficha Técnica: O Vingador do Futuro (Total Recall, USA, 2012). Ação. Ficção Científica. Direção: Len Wiseman. Elenco: Colin Ferrel, Kate Beckinsale, Jessica Biel, Bryan Canstrom e Bill Nighy. Duração: 118 min.