domingo, 21 de abril de 2013

...CINEMA. Opiniões #63 - Amor


...CINEMA

Opiniões #63 – Amor (Amour. França, Alemanha e Áustria, 2012).

Por Marlon Fonseca

           
                    Quem conhece a filmografia de Michael Haneke sabe que o polêmico diretor não é chegada em sutilezas. Mesmo em Amor, seu mais recente e premiadíssimo trabalho[1], ainda que desta vez mais velado, consegue nos passar e nos fazer sentir o sofrimento dos personagens.

            No filme acompanhamos o casal de músicos aposentados Anne (Emmanuele Riva) e George (Jean-Lois Trintignant) que têm a sua harmonia quebrada quando ela passa a apresentar uma séria doença degenerativa. A partir daí, o casal vai ter que colocar a força do seu amor em teste.

            O cineasta, que também escreveu o roteiro, apresenta as fases da luta do casal de forma extremamente competente. Nas primeiras cenas temos o estabelecimento de sua cumplicidade, explicitada, inclusive em um diálogo entre pai e filha. Com a chegada da doença, os vemos ainda sem jeito, física e emocionalmente, para lidar com a nova situação e, mais para o final do filme, nos deparamos com ambos desgastados pela pesarosa rotina.
A harmonia de Anne e Geroce é quebrada...

            Em auxílio à estrutura montada pelo roteiro, temos uma maquiagem impecável e atuações brilhantes dos protagonistas (que rendeu prêmios variados a ambos). Enquanto Anne se sente desde o início desconfortável com a situação, George comove com a sua dedicação ferrenha, que chega se tornar quase que como uma obsessão, inclusive ao afastar a filha do casal da situação em que se encontram.

            Trata-se de um filme realista, triste, denso, pesado e tocante que nos mostra que o amor só é testado mesmo nos momentos de maior dificuldade e que o “na saúde e na doença” não é apenas uma frase do ritual católico. Por outro lado, mostra até que limite ele pode ser levado.
...e ambos passarão pelo maior dos testes em seu relacionamento

            Assim, Amor é uma obra que merece ser apreciada, sentida e refletida. Não somente pelo tema mas ante à excelência de sua realização.

Cotação: 9,5

Ficha Técnica: Amor (Amour. França, Alemanha e Áustria, 2012). Drama. Direção: Michael Haneke. Elenco: Emanuelle Riva, Jean-Lois Trintignant, Isabelle Huppert. Duração: 127 min.





[1] Dentre os vários prêmio o filme venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2013, O Prêmio Cesar de Cinema (O “oscar” do cinema francês) e Palma de Ouro em Cannes 2012.