segunda-feira, 13 de agosto de 2012

...CINEMA. Opiniões #46 - À Beira do Caminho


...Cinema
Opiniões #46 – À Beira do Caminho (Brasil, 2012).
Por Marlon Fonseca

            
               O diretor Breno Silveira já emocionou o Brasil com 2 Filhos de Francisco. E agora com À Beira do Caminho tenta repetir a dose.

            Nele, o espectador vai acompanhar a história do caminhoneiro João. Amargurado, leva a vida carregando mercadorias pelo Brasil ao som de Roberto Carlos. Ao cruzar com o menino “Duda” se vê obrigado a enfrentar seu passado.

            Silveira utiliza-se de dois expedientes interessantes para contar esta história. A utilização de músicas de Roberto Carlos ao longo do filme (o diretor diz que a trama do filme foi baseada em suas músicas e se percebe esta inspiração em alguns pontos da trama de fato) e a aparição pontual de frases de para-choques de caminhão.

O aspecto mais importante do filme, porém, é o fato de o protagonista ser totalmente imperfeito. Fechado, monossilábico, alcóolatra, João encontra no jovem Duda um catalisador para aos poucos e enfim realizar atos e sentimentos perdidos no caminho. João Miguel, seu intérprete, revela suas nuances de forma impecável.

Utilizando de estrutura narrativa entrecortada, aos poucos, vamos conhecendo o que de fato levara João a se exilar pelas estradas do Brasil enquanto o relacionamento entre ele e o menino vai se desenvolvendo. Roteiro e montagem neste sentido se saem muito bem.

O único fator que incomoda no quesito roteiro é certa incoerência por parte da personagem Rosa defendida por Dira Paes (com a sua competência habitual). Apesar de ser “engrenagem” importante em toda a história, sua participação efetiva é mal trabalhada.

O estreante Vinícius Nascimento se sai muito bem como o menino Duda. Seu olhar expressivo e seu sorriso contido ante os percalços que já enfrentara na vida são um show à parte.

É um filme bonito, que emociona, mas não chega a ser um dramalhão. Esta emoção pontual, sem ser explícita, também colabora positivamente para a sua apreciação.

Uma trama sobre erros, escolhas e caminhos. Caminhos que aparentemente diferentes e afastados e ao se cruzarem formam outros caminhos.

                Cotação: 4/5

                Ficha Técnica: À Beira do Caminho (Brasil, 2012). Drama. Direção: Breno Silveira. Elenco: João Miguel, Dira Paes, Ludmila Rosa, Ângelo Antônio, Vinícius Nascimento. Duração: 102 min.