quarta-feira, 11 de julho de 2012

...CINEMA. Opiniões # 38 - Para Roma com amor


...CINEMA
Opiniões #38 – Para Roma com Amor (To Rome With Love, USA, 2012).
Por Marlon Fonseca



           

Depois do delicioso e muito bem-sucedido Meia noite em Paris e continuando com sua produção anual de filmes e sua “fase européia”, Woody Alllen retorna com este Para Roma com Amor.

            O filme é um apanhado de algumas histórias fictícias que se passam na belíssima cidade italiana, e como de praxe nas produções de Allen, há a presença de elenco renomado e heterogêneo contando com as presenças de Roberto Begnini, Alec Baldwin Jesse Eisenberg, Ellen Page, Penélope Cruz e, logicamente, Woody Allen.

            Acompanharemos, portanto, as histórias de um arquiteto que retornando a cidade relembra o período que quando jovem passou por lá; os encontros e desencontros de um jovem casal recém casado em lua de mel; um cidadão simples de classe média se torna da noite para o dia em uma celebridade renomada e um americano diretor musical descobre o talento bruto de um agente funerário.

O roteiro contém diálogos acima da média e situações engraçadíssimas. A crítica bem humorada e leve ás celebridades instantâneas na história encabeçada por um contido Begnini então é um exemplo máximo desta afirmação. Percebe-se, também, que Allen, além do seu non sense apurado, continua empregando o elemento fantasioso de Meia Noite em Paris em algumas das histórias. O uso de cenários, locais e paisagens belíssimas da cidade de Roma e de uma trilha sonora típica italiana bastante agradável, também é um grande acerto.

Ocorre que mesmo contendo muitos momentos divertidos, nem todas as histórias são bem resolvidas e interessantes resultando num filme irregular. Enquanto umas deixam a conclusão e até mesmo o entendimento á cargo da inteligência do espectador[1] (e isso logicamente é um elogio) outras se conduzem e se encerram de forma não tão satisfatória.[2]

Assim, Para Roma com Amor não é uma das grandes obras de Allen ,mas resulta em um filme agradável e divertido, ainda que inconstante no tratamento de suas histórias.

Cotação: (3/5)

Ficha técnica: Para Roma com Amor (To Rome With Love, USA, 2012). Comédia. Direção: Woody Allen. Elenco: Roberto Begnini, Alec Baldwin Jesse Eisenberg, Ellen Page, Penélope Cruz, Flavio Parenti, Alessandro Tiberi, Alessandra Mastronardi e Woody Allen. Duração: 112 min.


[1] Como na história do arquiteto Alec Baldwin e sua versão jovem Jesse Einsenberg.
[2] Principalmente na relação entre a personagem de Penélope Cruz e do jovem interpretado por Alessandro Tiberi