terça-feira, 20 de março de 2012

...GAMES. Opiniões #06- Resident Evil: Operation Raccoon City


...GAMES
Opiniões # 06 – Resident Evil: Operations Raccoon City
Por Marlon Fonseca






            Game que despertou curiosidades e críticas antes mesmo de começar, Resident Evil: Operations Raccoon City, finalmente chegou ás lojas para enfim poder ser testado. Trata-se de um spin-off da série Resident Evil com novos personagens e novo enfoque na jogabilidade. Se na série principal temos a mistura de survival horror com ação, esta versão baseia-se em jogos de tiro em terceira pessoa em cooperação como Gears of War e SOCOM.[1]

            Na trama, que se passa paralela aos eventos de Resident Evil 2 e 3, um grupo de mercenários é contratado pela empresa Umbrella para apagar os rastros de sua responsabilidade pelo vírus que assolou e destruiu a cidade de Racoon City. No caminho encontrarão cenários e personagens marcantes da série.




            A jogabilidade é boa, mas não brilhante. Quem já está acostumado a esse tipo de jogo não sofrerá nenhuma dificuldade para dominá-lo. Sentirá falta, porém, de um comando que possibilite fazer qualquer tipo de esquiva, o que deixa a ação mais travada. Causa estranheza, também, o fato de não haver a possibilidade de atribuir ações aos seus companheiros de esquadrão quando comandados pela irregular inteligência artificial do game.

Os gráficos estão competentes com personagens bem modelados (ainda que os zumbis estejam extrema e perceptivelmente repetitivos) e CG´s bem feitas, algo normal em jogos da CAPCOM, ainda que um pouco inferiores á qualidade de um Resident Evil 5, por exemplo. Mesmo com cenários não muito variados o caos deflagrado na cidade de Raccoon nunca foi tão bem detalhado.  Mas o destaque técnico mesmo fica por conta do aspecto sonoro. As músicas com temas de piano remetem aos acordes da saga principal e os gritos, gemidos dos zumbis, ao fundo compõem o clima sombrio do jogo.
           


            O jogo possui modo campanha que pode ser jogado sozinho ou em co-op em até quatro jogadores dando a opção que as partidas sejam públicas com qualquer um entrando no decorrer delas ou privadas permitindo apenas a participação de amigos convidados. Caso decida seguir sozinho, os demais membros do esquadrão serão comandados pelo computador. Pode-se escolher dentre alguns personagens, cada um com especialidades e habilidades distintas. Á medida que vai avançando e ganhando XP´s, o jogador vai subindo de ranking e poderá comprar novas habilidades e armas.

            A campanha gira em torno de 7 horas e a história, apesar de calcada no universo da série, é fraca e não contém muitas novidades. As aparições de personagens e vilões clássicos da série decepcionam principalmente pela limitadíssima IA deles tornando esses combates pouco memoráveis e inspirados. Ao fim há opção de uma escolha moral que pode tomar um caminho diferente á história já conhecida.

            Além da possibilidade de jogar todas as missões da campanha em co-op o games conta com outros modos multiplayer online com quatro modalidades cada um permitindo até 8 jogadores divididos em duas equipes e quatro que podem manter o interesse do jogo por pouco mais tempo.

            Não conseguindo manter a excelência de outros jogos da série que ostenta o nome e nem mesmo apresentando-se como um dos grandes jogos na linha tiro em terceira pessoa, Resident Evil: Operation Raccoooon City entrega um jogo apenas mediano, com bons momentos mas com falhas que o impedem de tornar-se mais atrativo. Aos fãs da séries e jogadores ocasionais que desejam apenas divertir-se mais um pouco neste universo em uma diversão rápida e rasa o jogo não decepcionará. Mas aos fãs mais hardcores e jogadores mais exigentes fica a dica: Resident Evil 6 está chegando. E promete.


Cotação: 




Ficha Técnica: Resident Evil: Operation Raccoooon City (PS3 e XBOX 360). Produtora: Capcom. Estúdio: Slant Six Games. Data de Lançmento: 20 de Março de 2012. Versão testada: Playstation 3

  



Versão testada:

            Assim como na ocasião na qual testamos Street Fighter x Tekken[2], a versão testada foi a sul-americana. Esta contém embalagem e manual em português, mas os menus e legendas estão em inglês.



[1] O game é produzido pela mesma produtora de SOCOM confortation.