domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cenas de Cinema #08 - Hooligans


Cenas de Cinema # 08 – Hooligans
Por Marlon Fonseca


            Neste fim de semana ocorreu na Inglaterra um dos embates de maior rivalidade do seu campeonato nacional. Não estamos falando de Manchester x Arsenal ou Liverpool x Chelsea e sim do sempre complicado West Ham X Millwall. A complicação, porém não vem do aspecto técnico do jogo, mas da violência de seus torcedores.

            O Futebol Inglês tão rico em histórias e rivalidade tem em seu currículo a mancha da violência de sua torcida. Apelidada de Hooligans[1] algumas torcidas organizadas inglesas portam-se como verdadeiras gangues de rua provocando tumultos nos estádio e nas ruas de toda a Europa.

            O tema já fora retratado algumas vezes no cinema e o filme mais conhecido é o Hooligans de 2005. Dirigido por Lexi Alexander a trama mostra um rapaz americano (Elijah Wood o Frodo da Trilogia Senhor dos Anéis) que se muda para a casa de sua irmã em Londres e passa a se envolver com uma violenta torcida organizada ligada a um clube de futebol local (exatamente o West Ham United).

            O longa trata com maestria e crueza o universo de violência que habita os submundos do futebol inglês. E o mais importante: mostra que esse tipo de “torcedor” se importa mais com a violência, seu grupo e seus cânticos do que com o clube que torce e o esporte em geral.





             Infelizmente tais cenas não se restringem somente aos estádios londrinos. Trata-se de um mal visto em todo o mundo inclusive no solo pátrio apresentando mais do que cenas de cinema, lamentáveis e violentas cenas reais.







[1] Termo esse inicialmente utilizado com relação às gangues de Londres e que passou a ser mais associado aos grupos violentos de torcida da Inglaterra a partir a década de 60.