segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cenas de Cinema # 4 - O Senhor dos Anéis


Cenas de Cinema #04 (Senhor dos Anéis)
Por Marlon Fonseca

Uma das obras mais celebradas da literatura mundial a trilogia “Senhor dos Anéis” escrita por J.R.R Tolkien era considerada por muitos como “infilmável” em razão de toda a sua complexidade: infinidade de personagens, mundo e cenários retratados de forma minuciosamente detalhados e a presença de linguagens próprias (o “élfico” foi todo criado por Tolkien que era estudioso de lingüística).

Peter Jackson encarou o desafio de adaptar a obra para os cinemas e o fez com sublime competência. Os três filmes que compõem a saga foram filmados ao mesmo tempo em um espaço de dois anos (algo inédito até então) sediado e aproveitando os incentivos fiscais e as belas paisagens da Nova Zelândia (terra natal do diretor e co-roteirista).

O resultado foi uma obra que, assim como nos livros, nos apresenta um mundo extremamente rico e belo não somente nas paisagens exuberantes, mas principalmente nas mensagens que ele passa.

“Senhor dos Anéis” através de “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e o “Retorno do Rei” mergulhou as platéias de todo mundo em uma história fantástica repleta de batalhas, cenas emocionantes, cenário e imagens de tirar o fôlego, trilha sonora magnífica, momentos heróicos e personagens únicos, interessantes, complexos e dramáticos (o Gollum de tão complexo merece um “cenas” só para ele).

O mais importante foi que o aspecto principal da obra literária, sua alma, sua mensagem se fez presente de forma intacta no cinema. Mais do que um filme/livro fantástico de ação e repleto de batalhas grandiosas, “Senhor dos Anéis” prega a honra, a amizade inabalável, o companheirismo, o sacrifício heróico e a redenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário