segunda-feira, 23 de abril de 2012

...CINEMA. Opiniões Especial - O 3D de Titanic


...CINEMA
Opiniões Especial – O 3D de Titanic (1997;2012)
Por Marlon Fonseca




                        .


 O filme de romance e catástrofe que arrebatou e emocionou multidões de todo o mundo, retorna aos cinemas quinze anos após o seu lançamento. Titanic veio emocionar novamente as platéias, agora convertido em 3D.






O Filme:


            Sucesso de crítica e público, dono até pouco tempo do recorde de maior bilheteria de todos os tempos[1] e vencedor de onze oscar´s é incontestavelmente um clássico moderno.

            Curiosamente, este sucesso assombroso passou a contar contra ele, pois várias pessoas passaram a rotulá-lo como “brega”, “piegas”, “egocêntrico”, dentre outras coisas que se costuma ouvir.

            O fato, porém é que o filme é uma obra ímpar. Uma criação impressionante de James Cameron que, através de uma tragédia famosa lançou uma história de amor e desastre fabulosa.

            Tecnicamente, então, o filme é impecável. Cenografia, efeitos especiais, figurinos todos estão perfeitos[2] e não envelheceram nestes quinze anos que se passaram. Vê-lo hoje no cinema deslumbra tal qual o fez á época de sua estréia.

            O resto foi história. Cameron virou “o rei do mundo” e se superou com Avatar. Leonardo Di Caprio e Kate Winslet tornaram-se, com muita justiça, dois dos atores mais requisitados e talentosos de sua geração e Titanic figurará para sempre na lista de grandes clássicos do cinema.

           

O 3D:

            James Cameron com seu Avatar, deu início a esta nova onda e novo enfoque na tecnologia 3D. Por isso mesmo, esta conversão de Titanic era aguardado com muita expectativa.

            O resultado, porém, ficou muito aquém do esperado. Na maioria das vezes o efeito de profundidade é pouco notado ou inexistente. A impressão em 80% do filme é de estar se assistindo um filme em 2D só que usando óculos. Decepciona assim como decepcionou outra recente conversão Star Wars – Episódio 1: A Ameaça Fantasma.

            Nas cenas em que ele realmente é notado, porém, ele é competente. No início, nas tomadas no fundo do oceano a imersão é muito boa e nas seqüências em que o navio é filmado por cima a profundidade impressiona de forma vertiginosa.

            Muito pouco para o que se esperava. Vale á pena conferir o longa novamente nos cinemas para atestar que o impacto e emoção do filme continuam intactos. Mas se o espectador for ao único intuito de ver um 3D deslumbrante, vai se arrepender.

           


Cotação:
Filme:  (5/5)
3D: (2/5)


Ficha técnica: Titanic 3D (USA 2012, 1997). Gênero: Drama. Direção: James Cameron. Elenco: Leonardi dicaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Bernard Hill, Frances Fisher. Duração: 194 min.



Outros textos sobre 3D:

Gosta de 3D ou quer saber um pouco mais sobre a tecnologia?Confiram dois textos aqui mesmo do blog sobre ela:






[1] Tendo sido suplantado por Avatar do seu mesmo criador e diretor.
[2] Cameron recriou móveis, talheres e locais do barco de forma idênticas