sexta-feira, 30 de março de 2012

Dicas de Semana Especial - Estréias no Cinema/Guia 3D de filmes e games


Dicas da Semana Especial – Estréias da Semana e Guia 3D de Blu-Ray e Games.
Por Marlon Fonseca


           
No “dicas” desta semana, alem das estréias nos cinemas, traremos um guia especial sobre os filmes e games que até o momento melhor utilizaram a tecnologia.
Salientando que tal guia tomou forma após 4 meses de testes em filmes e games dos mais variados gêneros além de pesquisa sobre o funcionamento e aplicação da tecnologia.
Para uma melhor compreensão dos termos e do funcionamento do 3D fica a sugestão de leitura de uma publicação antiga do blog: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/02/tecnologia-2-o-3d-e-suas-possibilidades.html

  

ESTRÉIAS DA SEMANA NOS CINEMAS:


Fúria de Titãs 2: Continuação do sucesso de 2010. Perseu (Sam Worthingtom) novamente se vê em meio a embates entre Deuses e criaturas mitológicas.
O “Falando de...” conferirá o filme amanhã e no Sábado já publicará um caprichado “opiniões” sobre o filme.












O lorax - em busca da trúfula perdida: Animação cuja trama é inspirada em livro do popular escritor infantil Dr. Seuss (De O Grinch e O Gato) com toques ecológicos e que está indo muito bem de bilheteria lá fora.














Heleno: Cinebiografia que conta a vida do polêmico jogador de futebol Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro, considerado por muitos cronistas esportivos como o primeiro Bon vivant do futebol.
Muito em breve sairá um “opiniões” sobre o filme.











GUIA 3D do “Falando de...”




















GUIA 3D - BLU-RAY:

Obs: O foco aqui não é a qualidade artística do filme e sim a forma como a tecnologia é empregada.


Premonição 5: A principal marca da franquia são as seqüências de acidentes que iniciam cada filme. Neste filme temos uma das mais impressionantes e bem orquestradas seqüências de acidente da série. A muito bem empregada profundidade do 3D a deixa ainda mais assustadora. Assista ao filme e dê uma volta na Ponte Rio-Niterói, por exemplo, e comprovará tal fato.









Animações: As animações são até o momento as que melhor vêm se beneficiando com a tecnologia. Em Meu Malvado Favorito, nem o excessivo Crosstalk (1)  atrapalha a divertida utilização do 3D. Já no menu do disco, os asseclas do protagonista Glu “brincam” com a tecnologia. Em Os Fantasmas de Scrooge o destaque é para o belíssimo efeito de neve “saindo” de forma orgânica da tela e compondo o ambiente sem nunca parecer forçado. Para quem curte o efeito de “coisas saltando da tela” se deliciará com a chuva de comidas em Tá Chovendo Hamburguer. A excelência visual de A Lenda dos Guardiões de Zack Snyder fica ganha ainda mais destaque com o uso da tecnologia. Gnomeo e Julieta, Kung Fu Panda 2 e Gato de botas também tem bons momentos. Por fim, a conversão de A Bela e A Fera está irretocável.

Documentários IMAX 3D: Além de trazer informações interessantes sobre o assunto tratado, os documentários em 3D da IMAX geralmente usam a tecnologia com excelente qualidade. Todos, com média aproximada de 45 minutos de duração, utilizam a tecnologia para uma maior imersão do espectador. Em IMAX Space Station acompanhamos o treinamento e trabalho dos astronautas em uma estação espacial. Os efeitos contribuem para a imersão sendo o ponto alto o fato de os objetos flutuarem á frente da tela em razão da ausência de gravidade. Já IMAX Deep Sea transforma a televisão do espectador em um verdadeiro “aquário”. Por fim, The ultimate WaveTahiti - featuring Kelly Slater traz efeitos deslumbrantes.

Filme Oficial da Copa do Mundo de 2010: Se futebol assistido em HD já é um diferencial imagina em 3D? Nas cenas de jogo os efeitos não estão tão deslumbrantes mas já demonstram como será bacana no futuro assistir esportes no formato. Na cena final com a Espanha levantando a taça, os confetes tomam conta do ambiente.















Tron o Legado: Utiliza o 3D de uma forma interessante. Enquanto se passa no mudo "real" a imagem é em 2D. Assim que somos transportados para o Grid os efeitos em 3D surgem de forma impressionante. Para assistir ao filme de forma completa não tem jeito: tem que ser no formato.




Alice No País das Maravilhas: Mesmo tendo sido um filme em 2D convertido para 3D, os efeitos estão incríveis.

















Transformers – O lado oculto da Lua: As batalhas caóticas entre robôes e humanos dirigidas por Michael Bay transportam-se com mais qualidade com o 3D. Destaque para a competente profundidade na cena da lua que abre o filme e na extensa batalha na cidade.











Resident Evil 4- o recomeço: Esse é para aqueles entusiastas de efeitos "saltando para tela". Mas o efeito mais impressionante é logo no início do filme com a chuva tomando conta de todo o ambiente de forma orgãnica e impressionante.













Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 2: O final da saga de Harry Potter ganhou uma conversão correta. A destruição de Hogwarts fica mais dramática e no duelo final com Valdemort os raios destacam-se e compõem o ambiente.













A Caverna dos Sonhos Esquecidos: Considerados por muitos como a utilização mais inteligente da tecnologia, este documentário dirigido pelo veteraníssimo cineasta Alemão Werner Herzog, utiliza o 3D para transportar o espectador para um conjunto de cavernas situados na França. Imperdível, mesmo que afetado por inúmeros problemas com crosstalk.













Obs – Avatar: O blu-ray 3D de Avatar, filme que desencadeou a utilização da tecnologia atualmente e que apresenta, ainda, a sua melhor utilização só está disponível para quem adquire televisores Panasonic. O lançamento amplo, porém está prestes a acontecer.

As decepções: Os filmes de super-heróis lançados no ano passado decepcionaram no emprego da tecnologia. Curiosamente o mais irregular deles em qualidade foi o que melhor utilizou a tecnologia. Lanterna Verde utiliza-se do formato para destacar ainda mais os seus excelentes efeitos especiais. Já Thor e Capitão América, apesar de bons filmes, apresentaram conversões em 3D muito pobres. Neste ano, porém, parece que tal fato irá mudar, pois tanto Os Vingadores como O Espetacular homem-aranha ao menos em seus trailers mostraram efeitos competentes.


Os Piores: Fúrias de Titãs em 2010 ganhou uma conversão apressada e o resultado não convenceu a ninguém, sendo considerada por muitos uma das piores utilizações da tecnologia. Conan de 2011 também não fica atrás. A sensação em ambos os casos é de estar assistindo a um filme em 2D mas usando óculos.



Filmes de 2012 que utilizaram competentemente a tecnologia e que em breve sairão em Blu-ray:

O disco já saiu nos EUA
A Invenção de Hugo Cabret: “Concebido e filmado em 3D Nativo é desta forma que o filme deve ser assistido. Scorcese, mesmo debutando na utilização da tecnologia, apresenta uma das melhores utilizações da mesma desde Avatar. O 3D do filme funciona ora para preencher a sala de projeção com neve, folhas de papel, faíscas e fumaça, ora para “dar vida” ás intricadas maquinarias do relógio da estação e das peças do autônomo. E mais: a profundidade muito bem aplicada causa ótima sensação de imersão e o mais importante: realça a belíssima direção de arte.”(2)





Anjos da Noite o Despertar: “A fotografia azul escura marca da série está de volta e o uso do 3D apesar de não apresentar nenhuma novidade é bem realizado. A profundidade é bem utilizada principalmente na seqüência onde vemos Selene congelada. A contraposição entre ela e o gelo ficou muito boa. Do resto sangues, armas, balas, cacos de vidros e fumaça “saem da tela” e/ou compõem o ambiente e de certa forma aumentam a diversão em assisti-lo” (3)










Uma informação: Deste o início do blog, na seção de opiniões sobre os filmes conferidos, sempre se observa, dentre os aspectos técnicos, o bom uso ou não da tecnologia. Assim, fiquem atentos na leitura dos futuros filmes a serem “opinados” que se utilizam do 3D. (O próximo será sobre Fúrias de Titãs 2 que será publicado no sábado)



GUIA 3D - GAMES:

Tal como nos filmes, observa-se aqui apenas o emprego da tecnologia.



Super Mario 3D Land (3DS) : De todos os games testados esse sem dúvida alguma foi o que melhor utilizou a tecnologia. O 3D aqui vai além da “perfumaria” e da profundidade e é parte integrante e importante da jogabilidade.










Mario Kart 7 (3DS): Que jogar Mario Kart sempre foi divertido isso ninguém duvida. Na versão do 3DS ele fica ainda mais belo com gráficos e aplicação do 3D caprichados.












Superstardust (PS3 – disponível na PSN): Um dos primeiros games a serem comercializados na rede online da Sony, recebeu no ano passado uma atualização para permitir sua visualização em 3D. A conversão ficou fantástica e o game, que já era um espetáculo aos olhos ganhou efeitos bastante bacanas com as explosões e fragmentos saltando da tela.

Tekken Hybrid (PS3): Em apenas um disco há um filme e dois jogos. Tanto o filme em animação Tekken Blood Vengeance como o game/demo Tekken Tag tournament 2 – prologue apresentam excelente qualidade no 3D.












Motorstorm Apocalypse e Motorstorm Pacific Rift (PS3): As corridas frenéticas e enlameadas da série Motorstorm ganharam tratamento competente em 3D nos seus últimos jogos.















Shadows of The Colossus (PS3): O vasto mundo e as batlahas épicas contra os Colossus ganharam mais dramaticidade, beleza e emoção com a excelente conversão.















Wipeout (PS3-disponível na PSN): Outro jogo de corrida que ganhou uma nova roupagem com a tecnologia. A profundidade do 3D agregou ainda mais qualidade ao game.







Sonic Generations (PS3 e 3DS): Os efeitos aqui são apenas “perfumaria”, mas são bacanas.








House of The Dead Overkill (PS3): Como se trata de um rail shooter (jogo de tiro sobre “trilhos”) o 3D agregou ainda mais a sensação de se estar em um “trem fantasma”. Em um dado momento uma chefe de fase coloca a mão “para fora da tela”. Muito divertido.





A decepção: O excelente Unchartd 3- Drake´s Deception foi alardeado pela Sony como "a revolução do 3D em games". Não cumpriu o que prometeu.


Dica final: Para quem possui televisor em 3D da Sony, há dentre os canais on line um dedicado a amostras da tecnologia. Nele, clipes musicais, trailers de esportes, filmes e games, etc são apresentados no formato.


E você caro leitor? Gosta do  formato? Concorda ou discorda com as indicações? Participe!!!
BOM DIVERTIMENTO A TODOS!
BOM FIM DE SEMANA!!!!!!




[1] “Fantasmas” que podem surgir nas imagens. Muito comum na tecnologia Ativa.
[2] Trecho retirado do “opiniões” sobre o filme: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/02/cinema-opinioes-10-invencao-de-hugo.html - curiosamente dias depois o filme venceu o Oscarde melhor direção de arte.