quinta-feira, 28 de março de 2013

...CINEMA. Opiniões #57 - G.I Joe - A Retaliação


...CINEMA
Opiniões # 57- G.I Joe – A Retaliação ( G.I Joe Retaliation, USA, 2013)
Por Marlon Fonseca

           

              Se tem uma palavra que define a, agora franquia, baseada nas action figures e animações dos Comandos em Ação é a descrença.

            O primeiro filme, lançado em 2009, causou preocupação aos fãs com o lançamento do seu primeiro trailer. Era cheiro de “bomba” certa. Curioso que, essa própria descrença acabou por ajudar o filme, pois ele se apresentou “melhor do que aparentava”.

            Com o razoável sucesso do primeiro, uma continuação foi imediatamente encomendada e hoje, quatro anos após ganhou a luz do dia. Mas também enfrentou problemas com descrença. E tudo novamente por causa de seu trailer.

            Na verdade, esse G.I Joe – A Retaliação era para ter sido lançado no ano passado. Seu adiamento teve como justificativa inicial o fato de o filme ter sido levado para uma conversão em 3D. Mas, o que se fala nos bastidores, foi a recepção morna nas sessões testes e o fato de o personagem de Channing Tatum (que do primeiro filme para cá vem em ascensão) ser aparentemente limado logo no início do filme. Os boatos contam, ainda, de que novas cenas teriam sido rodadas e algumas refeitas.
Duke (Channing Tatum) morre ou não?

            Bom, agora é chegada a hora de conferir se a continuação também conseguirá vencer a tal descrença.

            Na trama, que respeita os acontecimentos do final do primeiro filme, os Joes são submetidos a uma emboscada letal. Os poucos sobreviventes vão atrás dos responsáveis (a organização Cobra...quem mais?) para tentar desmantelar seu plano maligno e para vingar seus companheiros mortos.

            O roteiro de Rhett Reese e Paul Wernick é extremamente simplório. A história se apresenta como dita no parágrafo acima. É isso e nada mais. São poucos os desdobramentos em torno dela, bem como não esperem desenvolvimentos dos personagens. O único que se salva é o ninja Storm Shadow que, inclusive é o responsável pela volta da utilização do recurso de flashback[1].

            Essa simplicidade incomoda em alguns momentos, principalmente no fato de Roadblock (Dwayne “The Rock” Johnson) ter tão rapidamente descoberto quem estava por trás da emboscada. Os diálogos explicando a trama a todo o momento também irritam. O ritmo ágil, no entanto, ameniza as falhas e torna o filme palatável.

A direção de John M. Chu, outro fator de descrença ante seus trabalhos anteriores[2]·, acaba por ser a grande surpresa do filme. O cineasta mostra certo domínio nas cenas de ação e de luta.
Elenco e cenas de ação salvam um pouco o filme

E a tal conversão em 3D? Nada de espetacular. Dentro da média de irregularidade das conversões que aportam aos cinemas constantemente.

            Do mais, temos um filme mais sério do que o anterior, ainda que tenha uma ou outra cena ou diálogo “engraçadinhos”.  A entrada de Bruce Willis (ainda que com pouco tempo de tela) e Dwayne Johnson ao elenco ajudou no crédito do filme e lhe acrescenta carisma. Jhonathan Pryce é o que se sai melhor em termos de atuação como o Presidente dos EUA. Adrienne Palicki entrega beleza e coragem à sua Lady Jaye.

            As tomadas de ação são bem elaboradas e os armamentos e veículos são bacanas. Os ninjas Snake Eyes (vivido novamente por Ray Park – o eterno Darth Maul)e Storm Shadow (além de mais uma nova ninja, Jinx), continuam roubando as cenas. Já o subaproveitamento de vilões icônicos como o Comandante Cobra[3] e Destro vão decepcionar os fãs de longa data.
Comandante Cobra: infelizmente não foi bem aproveitado
            Se estiver descrente com o longa, não desanime. Ele consegue ser uma forma de divertimento superficial ainda que não honre o material original no qual foi inspirado. Entre altos e baixos consegue se manter tendo em vista principalmente as cenas e ação e o bom e carismático elenco.


Obs: Mais uma vez não há o tradicional grito de guerra da equipe, sendo substituído pelo já batido "Urra"

Cotação: 6,5

Ficha Técnica: G.I Joe – A Retaliação (G.I Joe Retaliation, USA, 2013). Ação. Direção: John M. Chu. Elenco: Channing Tatum, Dwayne “The Rock” Johnson, Bruce Wiilis, Jonhatan Pryce, Adrianne Palicki, Ray Park. Duração: 110 min.
           


[1] Muito utilizado no primeiro filme
[2] Ele vem de filmes como Justin Bieber never say never e da franquia Se ela dança eu danço.
[3] Não mais vivido por Joseph Gordon Levitt. Quem assume o papel é Luke Bracey.