terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cenas de Cinema Especial - Relembrando Tony Scott (1944-2012)


Cenas de Cinema Especial – Relembrando Tony Scott (1944-2012)
Por Marlon Fonseca


            Fora noticiada na madrugada de Domingo e durante toda a Segunda que passou o falecimento do diretor e produtor Tony Scott. Scott, irmão do famoso diretor Ridley Scott, que aparentemente teria se jogado de uma ponte de Los Angeles deixa um legado de filmes calcados em adrenalina, usando e abusando dos cortes rápidos e montagem acelerada, característica dos seus filmes mais recentes. Vamos abaixo relembrar alguns dos seus sucessos mais marcantes.

         Não dá para começar sem citar o seu maior sucesso. Top Gun –Asses indomáveis catapultou tanto o diretor como seu protagonista para o estrelato e é, até hoje, bastante reverenciado.

            Em outra parceria com Cruise, Scott traz ás telas toda a adrenalina das corridas de Nascar em Dias de Trovão. Mas a cena mais favorável acontece em um hospital.

            Já ao fim dos anos 90, em Inimigo de Estado juntou-se ao então postulante a astro Will Smith para tratar de um tema ainda atual: a falta de privacidade.


            Encontrou em Denzel Washington um intérprete e parceiro resultando em cinco filmes juntos. Em Chamas da Vingança, um dos melhores do diretor, Wasington está perfeito como um ex-assasssino tentando se reconciliar com a vida trabalhando como guarda-costas, mas algo dá errado e logo ele entre novamente em um aspiral de violência. E Em seu derradeiro filme, o elogiado Incontrolável, mostra um domínio técnico invejável ao contar esta corrida de funcionários para parar um trem desgovernado.

            Há boatos de que o diretor se suicidara em razão da descoberta de um câncer inoperável no cérebro. Independente do que tenha levado o diretor a este ato não estamos aqui para julgá-lo. Portanto, celebremos agora o legado deixado pelo diretor.

Descanse em paz!