domingo, 7 de abril de 2013

...CINEMA opiniões # 61 - Invasão à Casa Branca


...CINEMA
Opiniões # 61 - Invasão à Casa Branca (Olympus has fallen, USA,  2013)
Por Marlon Fonseca

            
           
       Ao lado de G.I Joe: A retaliação[1] e Duro de Matar: um novo dia para morrer[2], este Invasão à Casa Branca vem na tentativa de fortalecer o gênero ação, com estilo similar aos que fizeram muito sucesso na década de 90.

            Depois de um período se dedicando a comédias românticas e filmes com toques mais dramáticos como Redenção e Coriolano, Gerard Butler volta ao gênero como Mike Benning, agente do Serviço Secreto americano, que após um incidente é afastado da proteção do Presidente Norte-americano. Quando terroristas invadem a Casa Branca e fazem do Presidente refém ele acaba se tornando o único homem capaz de salvá-lo e terminar com a ameaça.

            Pela sinopse acima, percebe-se grande semelhança do filme com os primeiros Duro de Matar. Mas, também, ele lembra bastante o excelente seriado 24 horas, pois se dividindo com a ação, há os bastidores e decisões políticas por trás do perigo.
Elenco de apoio de peso e bastidores políticos
            Nesse aspecto, aliás, temos um filme atualizado com os tempos em que vivemos e já começa a apresentar ao mundo os novos vilões de Hollywood: os Coreanos. Algo que já vem dando o que falar.

            Dirigido por Antoine Fuqua, que após o excelente Dia de Treinamento, não se achou na carreira e alterna bons e maus momentos em sua filmografia. Mas aqui ele mostra traquejo para as cenas de ação.

            A sequência da invasão em si é bastante bem executada e de tirar o Fôlego, ainda que, logicamente, absurda. O filme consegue prender o expectador e entreter se saindo como um exemplar muito bom de um gênero tão combalido.
Gerard Butlem em ótima volta aos filme de ação

             Depondo contra o filme, temos a patriotada exagerada, principalmente na cena final, alguns furos no roteiro e falta de capricho em dados momentos com, inclusive, erros de continuidade gritantes.[3]

            Já a favor, além das cenas de ação e da competência de Butler no gênero, temos um elenco de apoio bastante qualificado como não se via há tempos em um filme de ação[4]. Aaron Eckhart como o Presidente durão, Morgan Freeman como o Presidente em exercício, Angela Basset como a Diretora do Serviço Secreto são o destaque. Rick Yune entrega um vilão perigoso intelectual e fisicamente.
Casa Branca devastada e patriotada que incomoda

Ainda temos Dylan Mcdermont[5], Melissa Leo e Radha Mitchell. Ashley Judd faz uma participação pequena, mas importante no início. Curiosa a participação de Cole Hauser, astro de filmes de ação de baixo orçamento[6]. Seria mais um aviso de que o gênero está se reerguendo?

            Sendo assim, Invasão à Casa Branca, mesmo com algumas falhas, é o melhor filme de ação do ano até o momento. Bem executado, com cenas de ação bem feitas e tensão na medida certa. Butler e todo o elenco ainda elevam o status do filme.

Cotação: 8,0

Ficha técnica: Invasão à Casa Branca (Olympus has fallen, USA,  2013). Ação. Direção. Anthoine Fuqua. Elenco: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Angela Basset, Dylan Mcdermont, Rick Yune. Duração: 120 min.

           
           
                     


[2] http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2013/02/cinema-opinioes-55-duro-de-matar-um-bom.html
[3] No momento da invasão vários agentes do Servio Secreto são trucidados na escadaria principal à frente da Casa Branca, ficando seus corpos no chão. Após, em todas as cenas que acontecem nesse lugar não os corpos não estão mais lá. Desintegraram?
[4] Lembrando que consideramos filmes envolvendo super-heróis um gênero já próprio e distinto.
[5] Voltando a ganhar destaque após as dias bem sucedidas temporadas do seriado American Horror Story
[6] E que também teve uma participação pequena no novo Duro de Matar.