quinta-feira, 1 de agosto de 2013

...CINEMA. Opiniões # 81 - Truque de Mestre

...CINEMA

Opiniões # 81 – Truque de Mestre (Now You See Me, USA, 2013)

Por Marlon Fonseca

          
             Segundo os próprios personagens de Truque de Mestre um número mágico e composto basicamente de artifícios para distrair a atenção a fim de se atingir o resultado pretendido: surpresa, admiração e aplausos.  E o filme usa dos mesmos artifícios em busca dos mesmos resultados mesmo que trapaceie para tanto.

            Na trama, quatro ilusionistas, atraídos por um estranho, se juntam para realizar apresentações pelos palcos dos Estados Unidos. Após uma delas resultar em um audacioso furto, um obstinado agente do FBI e uma novata agente da Interpol passam a persegui-los.

            Trata-se de um thriller bastante interessante, com elenco de primeira qualidade e um final daqueles que será discutido em várias rodas de amigos e fóruns de discussões internet afora.

            Seu maior trunfo é o eficiente jogo de “gato e rato” durante todo o longa e a ambientação no mundo da mágica, utilizando várias referências desse universo particular.
Quarteto suspeito.

            Louis Leterrier, diretor egresso de bons filmes de ação como Cão de Briga, Carga Explsiva 2, Fúria de Titãs, e O Incrível Hulk, traz do gênero a montagem acelerada e os cortes abruptos como um dos expedientes do filme para manter a atenção constante do espectador.

            O roteiro, porém, apresenta situações forçadas o tempo todo para atingir o final pretendido sem se importar com os furos que vai deixado no meio do caminho. As constantes reviravoltas, muitas previsíveis, acabam cansando o espectador em algumas ocasiões. E o romance é sem graça.
Mark Rufalo lidera a caçada aos ilusionistas

            Valendo-se de elenco, ambientação e alternâncias constantes de situações, Truque de Mestre tem o suficiente para manter a plateia entretida e atenta. O final surpresa é enfraquecido em razão da forçada de barra do roteiro para alcança-lo, mas mesmo assim é bacana.

            Cotação: 7,5


Ficha técnica: Truque de Mestre (Now You See Me, USA, 2013). Suspense. Thriller. Direção: Louis Leterrier. Elenco: Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Isla Fisher, Dave Franco, Mélanie Laurent, Morgan Freeman e Michael Caine. Duração: 115 min.