quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Especial # 02 – O que podemos esperar de O Espetacular Homem-Aranha



Especial # 02 – O que podemos esperar de O Espetacular Homem-Aranha
Por Marlon Fonseca


            O Reboot da franquia de filmes de um dos heróis mais populares e carismáticos do mundo estava cercado de mistérios até o presente momento. Porém com o lançamento de dois trailers bem detalhados já podemos vislumbrar o que podemos esperar do filme que promete iniciar uma nova série sobre “o amigão da vizinhança”.
            Quem acompanha ou já acompanhou o personagem nos quadrinhos já sabe que sua vida é cercada de sacrifícios e perdas e que seu heroísmo tem como sua mola propulsora a noção da responsabilidade que advém dos seus poderes. Mesmo repleto de sentimento de culpa em razão da morte de (vários) entes queridos, o tímido Peter Parker ao colocar o uniforme dá lugar ao piadista e falante Homem-Aranha.
            A trilogia dirigida por Sam Raimi e com Tobey Maguire no papel principal, mesmo tomando algumas liberdades criativas, manteve-se fiel a alguns aspectos e na essência do herói. Mesmo com o sucesso comercial e de crítica da série a Sony (detentora dos direitos do herói nos cinemas) resolveu reiniciar toda a franquia com novo diretor (Marc Webb do excelente 500 dias com ela), elenco (encabeçado por Andrew Garfield e pela gracinha Emma Stone) e enfoque.
Homem Aranha e Mary Jane na clássica cena do primeiro filme

O novo casal aracnídeo



        









   Por muito tempo essa noticia e a falta de informações concretas sobre o primeiro longa dessa nova abordagem intitulado de “O Espetacular Homem-Aranha”[1] gerou muita desconfiança por parte dos fãs e dúvidas por parte de alguns espectadores.
            Hoje, porém já podemos ter um vislumbre de como será essa nova abordagem. No primeiro trailer, que passou a ser veiculado no ano passado, já podemos ver que temas mais sombrios serão destacados, dando mais “peso” á jornada do personagem. O desaparecimento dos pais de Peter quando ainda era criança não somente será mencionado como parece ser a pedra fundamental de todo esse novo enfoque. Outro fato que logo chama a atenção é a entrada da verdadeira primeira namorada de Peter, Gwen Stacy.[2]




Gwen Stacy: o primeiro e marcante amor do herói nos quadrinhos agora também será nos cinemas


            Já no segundo trailer que passou a ser divulgado nesta semana outros aspectos aparecem dando assim mais forma ao projeto. Ao contrário da prévia anterior que era mais contida e sombria esta é mais focada nos relacionamentos e na ação. Finalmente ficamos conhecendo o visual do vilão Lagarto. Também se aprofunda mais nos relacionamentos. Além do namoro com Gwen, veremos como Peter lidará com pai da moça o Capitão Stacy, chefe de polícia de NY, que é contrário ás atividades do herói. Enfrentar o Lagarto também será penoso para o herói, pois seu alter ego é seu professor e amigo o Dr. Curt Connors. A genialidade de Peter em ciências e o aspecto piadista do herói passam a ganhar mais força e destaque (a cena dentro de um carro no trailer é hilária).



            Quanto á ação os fãs do Aranha já foram brindados com grandes cenas nos três filmes principalmente o fantástico embate contra o Dr. Octupus em cima de um trem no segundo filme. Na nova franquia a utilização da tecnologia 3D se bem utilizada poderá ser um grande trunfo dando mais profundidade e imersão. A seqüência em primeira pessoa ao fim do primeiro trailer é impressionante.
            Ainda no quesito dos relacionamentos conturbados de Peter, vários de seus vilões possuem relação direta com o personagem e tanto nos filmes de Raimi como neste novo enfoque veremos tal fato.
            Duas outras diferenças cruciais também já são conhecidas. Se nos filmes do Sam Raimi o uniforme do personagem é bastante fiel ao dos quadrinhos, nesta nova versão ele será ligeiramente diferente. Por outro lado se nos filmes antigos o lançador de teias era orgânico agora passa a ser mecânico[3], assim como é nos quadrinhos.
Tobey Maguire na trilogia de Sam Raimi e Andrew Garfield no novo filme.
Visual Clássico dos Quadrinhos
            

            Ausências também foram sentidas principalmente J.J Jameson o Editor do Clarim Diário que adora difamar o herói e que nos filmes de Raimi foi incorporado por J.K Simmons e de Norman Osborn o vilanesco Duende Verde. Quanto a este pelo menos sua empresa, a Oscorp, será citada dando espaço para sua provável aparição no próximo filme. O destino de Gwen nos Quadrinhos é diretamente ligado ao vilão gerando expectativa de como será retratado nos cinemas.
            Se inicialmente o projeto da nova abordagem do herói era obscuro e cercado de desconfianças hoje gera uma grande expectativa por parte dos fãs.. Se os filmes de Sam Raimi, que foram fieis em alguns aspetos, e resultaram em divertidos e competentes, além de terem servido para alavancar de vez o gênero “filmes de super-heróis” e para popularizar ainda mais o herói essa nova franquia pode em um “passo à frente” na abordagem á mitologia do herói.
            Se o filme cumprirá com o prometido e ser tão “espetacular” como o personagem só saberemos á partir do dia 3 de Julho nos cinemas e no dia 4 de Julho no “Opiniões” sobre o filme aqui no “Falando de...”.
           








[1] Título este fazendo alusão ao título da principal revista do herói.
[2] Nos Quadrinhos Mary Jane era colega de escola de Peter mas ele só tiveram um relacionamento muito tempo depois.
[3] Criado e fabricado pelo próprio Parker.