terça-feira, 10 de julho de 2012

Ícones #1 - Dom Corleone


Ícones #1 – Dom Corleone
Por Marlon Fonseca




            Na nossa nova seção Ícones destacaremos grandes nomes da história do cinema, séries e games. Personagens, atores, atrizes, diretores, marcantes serão o destaque. Começando em grande estilo trazemos dois ícones de uma vez só: o fascinante e marcante Dom Corleone interpretado pelo brilhante Marlon Brando.

            Mesmo que tenha participado muito pouco da trilogia O Poderoso Chefão, é inevitável que a figura do poderoso “padrinho” Dom Corleone seja a primeira a vir à mente do espectador. Não é para menos. As seqüências em que aparece dando ordens e decidindo a vida de seus “afilhados” estão entre as mais famosas da história do cinema.

            Originalmente concebido para a obra literária que inspirou o filme, Dom Vito Corleone em 7 de Dezembro de 1891 na Sicília, Itália e mudou-se para Nova York onde construiu um verdadeiro império ao seu redor. Após sua morte, fui substituído por seu filho Michael.



            Interpretado por um irretocável Marlon Brando (que venceu o Oscar de melhor ator, além de outros prêmios, em 1973 pelo papel), que também é uma figura icônica por ele mesmo. Ator talentosíssimo e polêmico, Brando construiu uma das carreiras mais proeminentes de Hollywood. Foi um dos maiores representantes do método de interpretação Stanislavsky no qual o ator busca uma identificação psicológica com o personagem. Robert De Niro interpretou o personagem quando jovem na sequência e também ganhou o oscar.

            Dois ícones em um só personagem e que vão marcar para sempre a história do cinema.


Aparições: Livros, filmes e games da trilogia O Poderoso Chefão