quinta-feira, 16 de agosto de 2012

...GAMES. Opiniões #25 - Gravity Rush (PS Vita)


...GAMES
Opiniões # 25 – Gravity Rush (PS Vita)
Por Marlon Fonseca

            Gravity Rush estava sendo desenvolvido para outra plataforma, quando os produtores e programadores viram no Vita o lugar perfeito para roda-lo. Sorte dos possuidores do portátil, pois o game é um dos mais interessantes e inovadores dessa primeira leva de lançamentos.

            Ambientado em um universo próprio, o game é protagonizado por Kat, uma “mutante da gravidade” sem memória que acaba se envolvendo em uma aventura para salvar sua cidade, Hekseville enquanto descobre vários mistérios. Trata-se de uma história claramente focada para o público Oriental. É boba em algumas partes e diálogos e cheia de furo, mas pelo menos não irrita.

            O ponto inovador do game é a sua mecânica que “brinca” com os efeitos da gravidade. Kat, graças à ajuda de Dust seu misterioso gato, pode quebrar toda e qualquer lei da gravidade, se locomovendo livremente para qualquer parte do cenário.

            Para que essa mecânica funcionasse, tanto a câmera como a jogabilidade tinham que ser precisas. E são na maioria das vezes, além de mais simples em sua execução do que se esperava Em momentos, mas rápidos o jogador pode (e provavelmente irá) se perder um pouco, mas nada que incomode a experiência.

            Dividido por capítulos e com estrutura de jogo em mundo aberto, o game contém as missões da história e missões de desafio. Para desbloquear mais desafios, o jogador deverá percorrer o mapa e “consertar” determinadas áreas da cidade. Cada área consertada desbloqueia um novo desafio.

            Coletando joias, seja pelo cenário seja as ganhando nos desafios, podem-se melhorar as habilidades da Kat. Ao longo do jogo três poderes especiais serão encontrados.

            A campanha dura em torno de umas dez horas e as missões principais são variadas. Se no início os capítulos terminam rapidamente, quando o jogo avança eles passam a demorar um pouco mais para serem completados. Mas não é um jogo difícil, dá para termina-lo, inclusive, sem morrer (o game possui dificuldade única). O que vale mesmo é curtir essa nova experiência.

            Os gráficos em Cel Shadding, muito bem trabalhados e com uma bela e variada paleta de cores, transformam o jogo numa espécie de Anime jogado. Ou mangá, pois as cenas de história são apresentadas em formas de quadrinhos que podem ser passadas utilizando-se a tela de toque. A trilha sonora compõe bem o clima, ainda que repetitiva.

            Ao lado de Uncharted: Golden Abyss, Gravity Rush é o jogo mais importante para o vita até o momento. É obrigatório para os possuidores do portátil e para qualquer jogador que anseia por algo inovador. Embarque nessa ótima aventura e desafie a gravidade ao lado de Kat.

            Cotação: 4/5

            Ficha técnica: Gravity Rush (PS Vita). Aventura. Produtora e distribuidora: SCE (Sony Computer Entertainment). Data de lançamento: 12 de Junho de 2012 nos EUA.

Observações:
- O game possui legendas em Português do Brasil.
-Já foram lançadas três DLC,s com novas aventuras e a curiosidade é em razão das imagens de sues troféus. Juntas formam um desenho de Kat com a nova roupa da respectiva aventura. Confiram: http://www.ps3trophies.org/game/gravity-rush/trophies/