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Opiniões # 25 – Gravity Rush (PS Vita)
Por Marlon Fonseca
Gravity Rush
estava sendo desenvolvido para outra plataforma, quando os produtores e
programadores viram no Vita o lugar perfeito para roda-lo. Sorte dos
possuidores do portátil, pois o game é um dos mais interessantes e inovadores dessa
primeira leva de lançamentos.
Ambientado em um universo próprio, o game é protagonizado
por Kat, uma “mutante da gravidade” sem memória que acaba se envolvendo em uma
aventura para salvar sua cidade, Hekseville enquanto descobre vários mistérios. Trata-se de
uma história claramente focada para o público Oriental. É boba em algumas
partes e diálogos e cheia de furo, mas pelo menos não irrita.
O ponto inovador do game é a sua mecânica que “brinca”
com os efeitos da gravidade. Kat, graças à ajuda de Dust seu misterioso gato,
pode quebrar toda e qualquer lei da gravidade, se locomovendo livremente para
qualquer parte do cenário.
Para que essa mecânica funcionasse, tanto a câmera como a
jogabilidade tinham que ser precisas. E são na maioria das vezes, além de mais
simples em sua execução do que se esperava Em momentos, mas rápidos o jogador
pode (e provavelmente irá) se perder um pouco, mas nada que incomode a
experiência.
Dividido por capítulos e com estrutura de jogo em mundo aberto,
o game contém as missões da história e missões de desafio. Para desbloquear
mais desafios, o jogador deverá percorrer o mapa e “consertar” determinadas
áreas da cidade. Cada área consertada desbloqueia um novo desafio.
Coletando joias, seja pelo cenário seja as ganhando nos
desafios, podem-se melhorar as habilidades da Kat. Ao longo do jogo três poderes
especiais serão encontrados.
A campanha dura em torno de umas dez horas e as missões
principais são variadas. Se no início os capítulos terminam rapidamente, quando
o jogo avança eles passam a demorar um pouco mais para serem completados. Mas
não é um jogo difícil, dá para termina-lo, inclusive, sem morrer (o game possui
dificuldade única). O que vale mesmo é curtir essa nova experiência.
Os gráficos em Cel
Shadding, muito bem trabalhados e com uma bela e variada paleta de cores,
transformam o jogo numa espécie de Anime jogado. Ou mangá, pois as cenas de
história são apresentadas em formas de quadrinhos que podem ser passadas
utilizando-se a tela de toque. A trilha sonora compõe bem o clima, ainda que
repetitiva.
Ao lado de Uncharted:
Golden Abyss, Gravity Rush é o
jogo mais importante para o vita até o momento. É obrigatório para os
possuidores do portátil e para qualquer jogador que anseia por algo inovador. Embarque nessa ótima aventura e desafie a gravidade ao lado de Kat.
Cotação: 4/5
Ficha técnica: Gravity Rush (PS Vita). Aventura. Produtora
e distribuidora: SCE (Sony Computer Entertainment). Data de lançamento: 12 de
Junho de 2012 nos EUA.
Observações:
- O game possui
legendas em Português do Brasil.
-Já foram lançadas três
DLC,s com novas aventuras e a curiosidade é em razão das imagens de sues
troféus. Juntas formam um desenho de Kat com a nova roupa da respectiva
aventura. Confiram: http://www.ps3trophies.org/game/gravity-rush/trophies/