sábado, 30 de março de 2013

Opiniões #58 - Jack: O Caçador de Gigantes


...CINEMA
Opiniões #58 – Jack O Caçador de Gigantes ( Jack, The Gian Slayer, USA, 2013).
Por Marlon Fonseca

          
                 
  Em Jack O Caçador de Gigantes (sim, a produtora nem teve o capricho de adaptar ao nome nacional) temos mais uma adaptação de um conto de fadas. Trata-se da história de João e o pé-de-feijão com verniz de aventura épica.

            João, ou melhor, Jack, um jovem e pacato camponês acaba se envolvendo, acidentalmente, em uma aventura envolvendo gigantes, feijões e uma princesa a ser resgatada.

            O que salta aos olhos na produção é seu aspecto visual. Direção de arte, fotografia com uma iluminação caprichada que utiliza decentemente os efeitos em 3D[1] e os efeitos especiais, principalmente no visual e movimentação dos gigantes.

            Curioso, em se tratando de um filme dirigido por Bryan Singer, é que, dessa vez, não há um cuidado em torno do aprofundamento dos personagens e história. Singer, assim, entrega um filme visualmente espetacular e um passatempo razoável apenas.


Visual...

...direção de arte...

            As cenas envolvendo as batalhas contra os gigantes são muito bem elaboradas e o clímax movimentado e interessante.

            O elenco recheado de grandes nomes nos papéis secundários reforça o interesse no filme. Temos Ewan Mcgregor como o destemido Elmont, Ian Mcshane como o rei, Stnaley Tucci como o cínico Roderick e Bill Nighy emprestando sua voz ao gigante Fallon. Há também uma participação especial do eterno Willow, Warrick Davis. O casal principal é vivido por Nicholas Hoult que, como Jack, emplaca seu segundo mocinho desajeitado no ano[2] e a pouco conhecida e bela Eleanor Tomlinson que dá conta do recado como a princesa Isabelle.

... e efeitos dos gigantes são o ponto alto do filme


            Visualmente espetacular e muito movimentado, Jack O Caçador de Gigantes segue na média das adaptações de contos de fadas que vêm aportando aos cinemas[3] se saindo um bom filme, mas longe de ser inesquecível.

Cotação: 7,5

Ficha Técnica: Jack O Caçador de Gigantes ( Jack, The Gian Slayer, USA, 2013). Aventura, Fantasia. Direção: Bryan Singer. Elenco: Nicholas Hoult, Eleanor Tomlinson, Ewan McGregor, Stanley Tucci, Ian McShane, Bill Nighy. Duração: 114 min.





[1] Principalmente os raios de sol entre nuvens e florestas
[2] Ele estrelou também o divertido Meu Namorado é um Zumbi: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2013/02/cinema-opinioes-54-meu-namorado-e-um.html
[3] convenhamos, poucas conseguiram emplacar de verdade.