quinta-feira, 24 de maio de 2012

...GAMES. Opiniões #12. Sonic The Hedgehog 4 episode 2

...GAMES.
Opiniões #12. Sonic The Hedgehog 4 episode 2 (PSN,  Xbox Live e PC)
Por Marlon Fonseca


            Criado pela Sega na época 8/16 bits quando disputava acirradamente com a Nintendo, Sonic The Hedgehog foi um inegável marco. Até hoje, historiadores e profissionais de marketing apontam a sua criação como um divisor de água na indústria e fortaleceu a hoje combalida marca da empresa. De quebra, o mundo dos games ganhou um dos seus personagens mais celebrados e jogos de inegável qualidade.

         A realidade hoje, porém, é outra e vivemos em um momento onde o aclamado Porco-espinho/ouriço vem em flagrante e lamentável perda de popularidade e importância. Isso se deu em razão de inúmeros jogos fracos e descaracterizados do personagem que aportaram nos últimos anos. 

            Tentando recuperar o prestígio de outrora, a Sega lançou, no ano passado, dois jogos que conseguiram de certa forma melhorar esta situação. Tanto Sonic The Hegehog 4 - Episode 1 e Sonic Generations promoveram um retorno á jogabilidade do passado e resultaram em bons jogos.

           Sonic The Heghehog 4 -Episode 2, fica no meio termo dessa história pois não traz nada novo de fato para atrair novos fãs nem chega a manchar a reputação do personagem.


           Utilizando o estilo clássico em side scrolling 2D, o jogo começa onde o episódio 1 terminou. Sonic agora conta com a ajuda da raposa Tails e vai precisar pois Metal Sonic e Dr. Robotnik se aliaram para acabar com a dupla de heróis de vez.

          A mecânica dos jogos antigos permanece intacta, mas o game apresenta uma inovação na jogabilidade: trata-se dos combos: golpes especiais com a ajuda de Tails. Eles são essenciais na maioria das fases dos games e nas lutas entre os chefes. Por falar nelas, apesar de tentarem inovar neste quesito, elas são na maioria fáceis e aborrecidas. Como "bônus" existe um capítulo que se pode jogar com o Metal Sonic, mas não tem muito sentido nisso.

                   Os gráficos estão superiores ao Episode 1 (com destaque para os efeitos de luz) e a sensação de velocidade não é tão forte como em outros jogos. As músicas seguem ao estilo da época dos jogos em 16 bits mas não como o mesmo brilhantismo de outrora.

                   Sendo assim, Sonic The Hedgehog - Epsode 2 serve apenas como um passatempo leve e um retorno à era na qual era mais importante e dominante. É bom o suficiente para entreter os fãs saudosistas e fiéis mas não o suficiente para captar novos.


Cotação:(3/5)

Ficha técnica: Sonic The Hedgehog 4 episode 2 (PSN,  Xbox Live e PC). Aventura. Data de lançamento: 15 de Maio de 2012. Versão testada Playstation 3 (PSN)