quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Games - Matérias Especiais #-1 - O Cinema de Uncharted

...GAMES

Matérias Especiais #01 - O Cinema de Uncharted
Por Marlon Fonseca





Os consoles e jogos de videogame estão cada vez mais bem trabalhados não somente no aspecto gráfico, mas também no roteiro, trilha sonora, etc. Alguns aproximam-se bastante de uma obra cinematográfica, logicamente respeitando-se a diferença que há entre estas mídias. Sem sombra de dúvidas o maior exemplo atualmente é encontrado na franquia Uncharted.

            A série, que possui até o momento quatro jogos[1], mostra as aventuras do jovem explorador Nathan Drake que, ao lado de amigos e aliados, enfrenta vários perigos em busca de misteriosos tesouros escondidos nos lugares mais curiosos e inóspitos do mundo. [2] Misturando ação, exploração e resolução de enigmas, seus jogos caíram rapidamente no gosto de jogadores de todo mundo tornando-se um grande sucesso de público e ganhando milhares de prêmios. [3]

            Tal sucesso, porém não foi por acaso e se deve muito ao trabalho cuidadoso e meticuloso da produtora da game a Naughty Dog na concepção da série.

            Usando e abusando do poderio gráfico do Playstation 3 da Sony, seus jogos são um primor tecnológico: seqüências de ação de tirar o fôlego e imagens e cenários belíssimos que podem enganar os desavisados e faze-los confundir tais imagens com um filme.

            Porém, o grande trunfo da série vai além do seu poderio gráfico. Seu “algo a mais” se dá pelo cuidado da produtora na criação da trama e de seu roteiro, no desenvolvimento de seus personagens e relacionamentos com resultado muito próximo aos grandes blockbusters de Hollwood.
           
            Indiscutivelmente, a pedra fundamental de toda a série reside no carisma de seu protagonista. Seu jeito, aventureiro, irreverente, suas habilidade de luta e na resolução de enigmas alavancou Nathan Drake, quase de imediato, para o posto de um dos maiores protagonistas da história dos games.

            O personagem é interpretado com gosto pelo ator e hoje o mais requisitado dublador de games da indústria Nolan North. North não emprega somente a sua voz para compor Nathan. As feições e movimentos do personagem também são do ator, captadas através da tecnologia de captura de movimentos freqüentemente utilizada nos cinemas.

Nathan Drke/Nolan North


            Drake, porém, não aventura-se sozinho. Sempre ao seu lado estão seu amigo e mentor Victor Sullivan (chamado carinhosamente de “Sully” pelo herói) e seu interesse romântico a bela e intrépida repórter Elena fischer.
"Sully" sempre ajudando Drake em suas aventuras

Elena Fischer: o interesse romântico do herói
E Chloe formando um diveretido triângulo amoroso no segundo jogo
   A produtora ainda não esqueceu o cuidado com a trilha sonora do jogo, pontuando as seqüências de ação e romance no tom certo. O ótimo tema da série também é conhecido e está presente na abertura de todos os seus jogos.


                                                      O belo tema de abertura da série




            Uncharted:Drake´s Fortune lançado exclusivamente para o Playstation 3 no final de 2007 deu início a franquia apresentando o personagem e seus aliados em busca do tesouro perdido de El dorado seguindo os passos do explorador Sir Francis Drake supostamente parente do herói.[4] Nesse primeiro jogo todos os elementos que consagraram a série foram estabelecidos resultando em um grande sucesso e estabelecendo os parâmetros da franquia até hoje.






                                        O jogo que começou tudo. Em poucos minutos percebe-se
                                                       estar diante de uma obra única.






            Diante do sucesso do primeiro jogo, tal qual como acontece em Hollywood quando um filme faz sucesso, era esperada uma seqüência do jogo. E assim em 2009 foi lançado Uncharted 2: Among Thieves. A Naughty Dog, mais acostumada com a programação no console da Sony e ciente de que o sucesso do jogo anterior residia também na fola de seus personagens e história, entregou um game ainda mais espetacular. Logo nos primeiros minutos do game o jogador encontra Drake numa situação delicadíssima e após escapar dela é levado a um flashback para saber como o herói foi parar naquela situação. Com gráficos ainda mais espetaculares, novos personagens (principalmente uma nova personagem feminina, a dúbia Chole Frazier que gera um divertido triângulo amoroso), trama ainda mais bem realizada e detalhada o jogo é um triunfo e o que mais pode ser considerado similar á um excelente filme de aventura.

           
                                        O Jogo começa com uma das sequências mais fantásticas
                                                                 de todos os tempos.  
                                       




  Uncharted 3Drake´s Deception lançado em 2011 veio com a ingrata tarefa de suceder o premiadíssimo jogo anterior e aplacar a ansiedade do crescente contingente de fãs da série. Com seqüências de ação ainda mais vertiginosas (auxiliadas pela utilização razoável da tecnologia 3D) o game peca, entretanto, em um dos seus pontos mais fortes então: a trama. Apesar de interessante e calcada no passado do protagonista e no relacionamento dele com Sullivan, esta apresenta algumas situações repetidas dos outros jogos e possui alguns “buracos” em seu roteiro além de situações apressadas e personagens que aparecem e desaparecem sem explicação. Mesmo assim, o jogo é fantástico, não mancha a reputação da série e proporciona uma grande aventura aos jogadores.












    

      Estabelecendo-se rapidamente como protagonista de uma das franquias mais populares da Sony, Drake veio com a missão de estrelar um game que servisse como chamariz para o novo portátil da empresa o PS Vita. E assim, Uncahrted: Golden Abyss veio para mostrar todo poderio e funcionalidades do aparelho. Passando-se antes dos eventos dos três primeiros jogos, o jogo é mais simples que os demais tanto na jogabilidade como na história mas, ainda assim, é um game acima da média.






         
Que um Uncharted 4 vai sair a qualquer momento não há dúvidas. Apesar de não anunciado oficialmente será questão de tempo para vermos (e jogarmos) uma nova aventura de Nathan Drake. Rumores aponta que ele sairia apenas na época do lançamento de um Playstation 4, mas nada concreto fora noticiado ainda.

            De qualquer forma os fãs da série aguardam ansiosamente para participar ao lado de Nathan Drake em mais uma aventura digna de cinema.






Enquanto isso...

            Engana-se quem acha que a Naughty Dog vive somente de Uncharted. Mesmo o próximo jogo da série ainda não tendo sido anunciado a produtora causou comoção há alguns meses atrás com o anúncio de um novo jogo: Last of us.... Pouquíssima coisa ainda foi revelada a seu respeito, mas seu trailer inicial já mostra um game que utilizará a excelência narrativa e gráfica que a produtora nos acostumou.
            Sem data de lançamento oficial, a trama terá um tom apocalíptico e uma dupla de protagonistas (a menina é a cara de Ellen Page atriz de Juno e A Origem) tentando sobreviver aos efeitos de uma pandemia causada por um fungo.





[1] três para PS3 e um para o PS VITA
[2] Uncharted significa “Desconhecido”, “não explorado”.
[3] A Série vendeu até Dezembro de 2011 o total 13 milhões de unidade sendo, que o segundo jogo da série ganhou vários prêmios de jogo do ano em 2009.
[4] SPOILER : No terceiro jogo descobre-se que esse parentesco era mentira.