segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cenas de Cinema #6 - Filmes de Terror


Cenas de Cinema #06 (Filmes de terror)
Por Marlon Fonseca


Aproveitando a semana do “Halloween” (feriado tipicamente americano que foi incorporado de certa forma no Brasil) fiquei tentado a falar-lhes sobre um dos gêneros que mais aprecio: o de terror.

Antes de entrar no assunto fica uma curiosidade assustadora: não se trata de coincidência o fato de as datas do “Haloween” e dia de finados serem tão próximas. Muitos acreditam que nesse período o mundo dos mortos está mais próximo do mundo dos vivos.

Entraram no clima? Então vamos lá.

Não dá para falar em filme de terror sem começar com o mais assustador de todos os tempos: “O Exorcista”. Repleto de cenas fortes e incômodas e dotado de um tema pesadíssimo, o seu maior trunfo reside na forma com que esses elementos são mostrados: sensação de atmosfera carregada e trilha e efeitos sonoros que contribuem diretamente para tal fato.

Ainda baseando nos aspectos do terror psicológico e na atmosfera temos outros bons exemplos em “Poltergeist” (principalmente na sua primeira metade) e “O Chamado”.

Em “It- uma obra prima do medo”, adaptação do livro de Stephen King nos deparamos com a parábola do terror que nos acompanha por toda vida e só nos deixa quando o enfrentamos face a face. Uma obra muito interessante que na sua primeira metade mostra os personagens principais ainda crianças enfrentando o terror pela primeira vez tendo, que, em sua segunda metade confronta-lo novamente quando adultos.

Em "A Profecia" a reação do menino Damien quando está se dirigindo á igreja pela primeira vez revela que o pior está por vir. 

Não tão assustadora, mas mesmo assim bastante interessante, nós temos a excelente cine série “Pânico” que curiosamente aos brincar com as “regras” e situações oriundas de um filme de terror acabou gerando um subgênero próprio.

Deve ser lembrado também o subgênero conhecido como “terrir” uma mescla de terror com comédia sendo os dois exemplos imbatíveis a trilogia “evil dead” e o clássico oitentista “A Hora do Espanto”.

Por fim não posso deixar te mencionar e homenagear dois grandes “ícones” do gênero: Jason Vorhees e Freddy Krueger. Sujeitos “simpáticos” que já mataram e aterrorizam dezenas de jovens incautos, mas que insistem em permanecerem vivos em suas respectivas cine séries.

E ai amigos? “What´s your favorite scary movie”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário