terça-feira, 17 de abril de 2012

...GAMES. Opiniões #09 - Kinect Star Wars


...GAMES
Opiniões #09 – Kinect Star Wars (Xbox 360)
Por Marlon Fonseca




            Desde o lançamento do Kinect, o jogo voltado para o uso da tecnologia com o universo Satr Wars vinha sendo aguardado por muitos. Lançado há duas semanas, Kinect Star Wars não honrou completamente essa expectativa, mas diverte em alguns momentos.

            O game possui vários modos de jogo que são dispostos em um menu onde C3PO e RD-D2 servem como “mestres de cerimônia”.




            No modo campanha, o jogador controla um padawan (jovem aprendiz de Jedi) que em pleno treinamento tem que salvar a galáxia ao lado de seus colegas e mestra, além da participação especial de alguns personagens conhecidos da saga. Este modo é um misto de Hack n, Slash, controle de veículos e naves, duelos e plataformas. A jogabilidade é extremamente limitada sendo poucas as ações possíveis e a resposta aos comandos é irregular. Manejar o sabre de luz para atacar os inimigos, pular, mover-se para frente e para os lados e utilizar a força com uma das mãos são as ações.

A parte da movimentação é onde ocorrem os maiores problemas de reconhecimento de movimento e atrapalha bastante o jogo. Já o controle de veículos e naves resultou nos momentos mais eficazes e prazerosos Quando tudo funciona, entretanto, as respostas saem muito rápidas e o modo diverte bastante. A campanha dura apenas quatro horas, pode ser jogada cooperativamente por duas pessoas e a história é fraca, mas cumpre o seu papel ainda que apresentando tais limitações.

            Já o podracing é a transposição das tradicionais corridas de pod mostradas no Episódio 1 da saga cinematográfica. Pode ser jogado tanto no modo campanha como em corridas simples. É o modo mais difícil de dominar, mas é o mais divertido. Na campanha o jogador será um piloto de Watto (aquele mesmo que era dono de Anakin skywalker) e deve disputar o campeonato para ele.

          No modo Duel o jogador, como o nome já diz, participa de uma série de duelos. A jogabilidade é “por turnos”. Primeiro defende-se uma seqüência de golpes para depois atacar. Na primeira vez que se joga diverte, mas é o modo que enjoa mais rapidamente. Na campanha também existem alguns duelos o que diminui ainda mais o interesse em jogá-lo separadamente. No modo Rancor Rampage onde se “encarna” um terrível Rancor e o objetivo é destruir tudo e todos que vêm pela frente.



            Há ,ainda, um inusitado modo de dança no game. Seguindo as mesmas características do Dance Central, mas adaptado ao mundo de Star Wars. Algumas letras de músicas e passos de dança fazem menção ao universo (Genie in the Bottle da Christina Aguliera virou Lady in the Battle, por exemplo) e também há músicas conhecidas como Just the way you are de Bruno Marz. Ver Han Solo, Darth Vader e outros dançando afetadamente não tem preço. Acreditem.




             
            Nos aspectos técnicos os gráficos também estão irregulares. Os modelos de personagens conhecidos estão competentes, mas dos novos nem tanto. As animações de movimentação também variam de bom para razoável. Já no quesito efeitos sonoros, trilha sonora e sons da saga são frequentemente utilizados o que logicamente torna este aspecto excelente.

            Kinect Star Wars, infelizmente não cumpriu com as expectativas criadas e ficou aquém do que se esperava. Possui modos variados (alguns inusitados e bem empregados), mas esbarra nas limitações e irregularidade da captação dos movimentos. Diverte em vários momentos, mas não é a obra definitiva que todos estavam aguardando.


Cotação:  (3/5)

Ficha técnica: Kinect Star Wars. Plataforma Xbox 360 – requer o uso do Kinect. Estúdio: Microsoft Studios Produtora: Lucasarts Data de lançamento: 04 de Abril de 2012. Nível de Atividade: Em pé- Ativo.

Obs: A versão testada foi a nacional com capa e manual em português. O software, entretanto possui apenas dublagem e legenda em inglês.




Curiosidades:
            Evento de Lançamento em SP
           
Está se tornando cada vez mais freqüente o fato de os grandes lançamentos de games aqui no Brasl serem precedidos de eventos para os fãs. Kinect Star Wars não ficou atrás e teve um bacana em SP no dia do seu lançamento. Fãs caracterizados fizeram a festa.







Bundle Especial:

Também foi lançado na mesma data de lançamento do game um bundle especial do Xbox 360 contendo o game, kinect e o aparelho temático parecendo o RD-D2 e o controle dourado. Um charme não?