segunda-feira, 30 de julho de 2012

...GAMES. Opiniões # 21 - Resident Evil Revelations


...GAMES
Opiniões # 21 – Resident Evil Revelations (3DS)
Por Marlon Fonseca



            Lançado neste ano de forma exclusiva para o 3DS, Resident Evil Revelations é uma tentativa de trazer a famosa e bem-sucedida franquia de volta ao gênero que a consagrou (o survival horror) e fornece uma opção de game hardcore aos usuários do portátil da Nintendo.

            Na história do jogo, que se passa entre RE 4 e RE 5, a BSAA (Bioterrorism Security Assessment Aliance), manda Jill Valentine e seu parceiro Parker para um misterioso navio que encontra-se no mar mediterrâneo para investigar o desaparecimento de Chris Redfield e sua parceira Jessica. Mais uma vez, deverão enfrentar terríveis criaturas.

            Na verdade, a trama é contada de forma paralela entre as investigações de Jill, onde o aspecto de survival horror impera e as ações de Chris onde o enfoque é na ação. Ainda há algumas missões onde dois agentes novatos (Quint e Keith) na franquia aparecem também mais calcados na ação.

            O cenário principal do game, o navio Queen Zenobia, relembra o aspecto labiríntico e intricado da mansão do primeiro game da franquia. Nunca se sabe de que canto ou sala surgirá um inimigo. Ainda parecendo com o primeiro Resident Evil, enquanto no navio, o jogador deverá ir e vir no mapa procurando itens e resolvendo alguns puzzles na tela de toque (simples e repetitivos) para avançar na narrativa.

            A jogabilidade foi um pouco simplificada para se adaptar ao aparelho e é a parte mais problemática do game junto com sua câmera. Os personagens ainda não se movimentam quando executam a mira (que passa à visão em primeira pessoa nesse momento) e o analógico do aparelho é um pouco rígido para executar movimentos mais bruscos. A tela de toque que serve como mapa e administração de inventario, no entanto, foi uma ótima adição. Há, ainda, um novo aparato que permite que scanear partes e objetos dos cenários que auxilia na procura de itens como energia e munição.

            Os gráficos estão muito bons e parecem usar ao máximo a capacidade do portátil. Os efeitos em 3D estão bastante discretos, sendo mais perceptíveis nas cutscenes. Volta e meia, porém, o jogo dá uma queda de performance apresentando slowdonwns principalmente nos momentos de abertura de determinadas portas e dentro de elevadores.

 Investindo mesmo no clima sombrio, a trilha sonora é bacana e reproduz bem a atmosfera assim como os efeitos sonoros.          
           
A campanha, dividida em doze capítulos e que dura por volta de dez horas, é competente e a história é menos exagerada e acelerada do que os capítulos anteriores da franquia. Há  maior destaque aos bastidores da BSAA.  A presença e dinâmica entre Jill e Chris é sempre marcante na franquia. Os novos personagens, no entanto, pouco empolgam.
  
            Novos e antigos inimigos irão marcar presença na empreitada. Mas a variação deles é bem pequena ao longo da aventura, ainda que há uma ou outra batalha interessante contra chefes.

Resident Evil Revelations promove a volta da série aos elementos de terror. Ainda que se torne repetitivo em alguns momentos, é um dos grandes jogos da extensa franquia. Imprescindível para os fãs da série e donos do portátil da Nintendo.

Cotação: (4/5)

            Ficha técnica: Resident Evil Revelations (3DS). Produtora e distribuidora: Capcom. Data de lançamento: 07 de Fevereiro de 2012 (USA) e 26 de Janeiro de 2012 (Japão).



_____________________________________________________________
Curiosidade: A polêmica da capa com defeito:

            Na época de seu lançamento, o game apresentou um problema com a sua capa em uma de suas tiragens. O erro constava no nome do jogo na lateral da embalagem conforme a foto ao lado. A Capcom ao saber do fasto, prontamente se pôs à disposição dos jogadores para efetuar a troca gratuita. Alguns preferiram ficar com a “raridade”.




___________________________________________________________________
O ano de Resident Evil?

          2012 promete um ano muito movimentado para os fãs da série tanto nos games como no cinema. Alem deste Resident Evil Revelations, já foi lançado um spin-off da série mais calcado na ação intitulado Resident Evil: Operation Raccon City. (confira análise clicando aqui). Mas o game mais aguardado, sem dúvida é Resident Evil 6, que reúne pela primeira vez Chris Redfield e Leon Kennedy, com data de lançamento marcada para o dia 02 de Outubro e já bateu todos os recorde de pré-venda da franquia.

                Já nos cinemas serão duas novidades. A primeira é o lançamento do quinto filme que continua com a saga cinematográfica repleta de liberdade criativas intitulada Resident Evil Retribution (Resident Evil: a Retribuição na Brasil). O filme está com lançamento previsto para Setembro e novamente se utilizará da tecnologia em 3D. 
                      Por fim, será lançado também em Setembro, o longa metragem em Animação intitulado Resident Evil Damnation que continuará os eventos da animação anterior intitulada Resident Evil Degeneration, que fez muito sucesso entre os fãs.
                            Um ano muito movimentado para os fãs de Resident Evil, sem dúvidas.