sábado, 28 de dezembro de 2013

...CINEMA. Opiniões #92 - Ender´s Game: O Jogo do Exterminador

...CINEMA

Opiniões # 92 – Ender´s Game: O Jogo do Exterminador (Ender´s Game, EUA, 2013)

Por Marlon Fonseca


            Em um ano que tivemos uma quantidade generosa de produções do gênero ficção científica, finalmente chega aos cinemas a adaptação da clássica obra de Orson Scott Card.

            A adaptação de O Jogo do Exterminador sempre figurou entre os planos de Hollywood. Curiosamente, o livro lançado em 1985 está mais atual do que nunca nesses tempos onde games como Call of Duty e Battlefield são utilizados como forma de treinamento e recreação nos exércitos.

            Na trama, em um futuro próximo, a Terra é invadida e devastada por uma raça alienígena. Temendo uma nova invasão, criou-se uma força militar internacional onde crianças treinam para ser a salvação de nossa raça. Acompanhamos o treinamento e ascensão do jovem Ender que pode por fim de uma vez por todas com essa guerra.

            O forte conteúdo político do livro é bastante amenizado no filme que destaca mais os meandros militares e a personalidade instigante do jovem protagonista.
Protagonista complexo em grande performance

            Ainda que o roteiro não seja um primor e lute para condensar todo o material do livro em pouco menos de duas horas de produção, consegue manter a atenção do espectador. A personalidade complexa do protagonista não consegue ser tão aprofundada e seu relacionamento com os personagens tornam-se simples por apresentarem-se superficiais.

            Depois de chamar atenção em As Aventuras de Hugo Cabret, o jovem Asa Butterfield entrega uma atuação forte e competente como o protagonista, frio e estratégico, que muitas vezes chega a soar antipático, fugindo-se do lugar comum. Ter Harrofon Ford, Ben Kingsley e Viola Davis como professores e coadjuvantes lhe ajudou muito e qualificou a produção. As jovens promessas Abigail Breslin e Hailee Stainsfield completam o elenco.
Jogos de guerra para salvar a humanidade

            O Diretor Gavin Hood (do péssimo primeiro filme solo do Wolverine), que também se encarregou do roteiro, traz um filme bem feito tecnicamente e que usa os efeitos especiais sem muito alarde. A direção de arte é sóbria e combina com o clima proposto no filme.

            Perdendo muito de sua relevância e subtexto político, O Jogo do Exterminador acaba saindo-se como um bom passatempo bem produzido e com boas interpretações.

Cotação: 7,5


Ficha Técnica: Ender´s Game: O Jogo do Exterminador (Ender´s Game, EUA, 2013). Ficção Científica. Direção: Gavin Hood. Elenco: Asa Buttefield, Harrison Ford, Ben Kingsley, Viola Davis, Abigail Breslin, Hailee Stansfield. Duração: 114 min.