segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

...Opiniões #51 - João e Maria: Caçadores de bruxas.


...CINEMA
Opiniões #51 – João e Maria: Caçadores de bruxas (Hansel e Grentel: Witch Hunters, USA, 2013)
Por Marlon Fonseca

            Após os eventos traumáticos passados na casa de doces, João e Maria decidiram seguir o “óbvio” tornam-se exímios e famosos caçadores de bruxas. Esse é o mote de João e Maria: Caçadores de bruxas, que, seguindo a esteira de adaptações de contos infantis, preferiu fazer uma espécie de sequência ao invés de adaptar o conto em si.

            A ideia pode até parecer absurda para muitos (e convenhamos, é um pouco sim), mas seria interessante ver, finalmente um filme voltado para vilãs tão esquecidas no cinema: as bruxas. Mas não foi dessa vez.

            Numa espécie de Van Helsing “genérico”, Joao e Maria utilizam-se de um arsenal e trucagens completamente incompatíveis com a época que o filme deseja retratar, bem como suas bruxas que ao invés de utilizar feitiços poderosos, preferem “sair no braço” ou utilizar armas mundanas como uma pá.

...Irmãos caçadores...
...após uma Infância traumatizante



           









             Esse é o maior problema do filme. Em momento algum se leva a sério e quando o faz se sai mal. E não esperam um roteiro inventivo, pois personagens entram e saem, sem qualquer explicação[1]. Os demais são pouco aprofundados. O único frescor nesse quesito foi a boa sacada de João sofrer de diabetes em decorrência de seu primeiro encontro com a bruxa dos doces quando criança.

            Interpretando os irmãos temos Jeremy Renner em mais um perigoso piloto automático como o herói sisudo. A ator está muito novo ainda para entrar nessas amarras e deve com urgência procurar papéis diversificados. A bela Gemma Arterton apresenta uma Maria forte e decidida e com elemento do passado importante para o desenrolar da trama e se sai melhor do que Renner. A sumida Famke Janssem se sai muito bem como a vilã. Mas todos aqui são prejudicados pelo roteiro simplório que torna todos os personagens bastante caricatos.

A caracterização das bruxas é bacana


            Quanto á parte técnica, o maior destaque fica para os figurinos e maquiagens das bruxas. Muito bacanas. Do mais a direção de arte é a padrão para esse tipo de filme. Já a utilização do 3D apresenta uma conversão bem fraca que só se faz presente verdadeiramente na (ótima) sequência de créditos iniciais. Sua pouca duração (menos do que 90 min) acaba por beneficiá-lo tornando tais defeitos menos perceptíveis.

            Não esperem muito de João e Maria: Caçadores de bruxas. Somente apenas uma diversão passageira, fugaz e caricata.
           
Cotação: 5,0/10,00

Ficha técnica: João e Maria: Caçadores de bruxas (Hansel e Grentel: Witch Hunters, USA, 2013). Ação. Direção:Tommy Wirkola. Elenco: Gemmar Arterton, Jeremy Renner, Famke Jenssem, Peter Stormare e Phila Vitala. Duração: 88 min.






[1] Principalmente o personagem de Peter Stormare