quinta-feira, 12 de abril de 2012

...SÉRIES. Visões # 02- Game of Thrones


...SÉRIES.
Visões #02 – Game of Thrones
Por Marlon Fonseca




            Não tem como começar falando de Game of Thrones sem antes comentar sobre o canal de televisão que a produz e transmite. A HBO há alguns anos estabeleceu novos paradigmas na produção de séries televisivas. Temas adultos, diálogos mais trabalhados e cenas de violência e sexo mais fortes passaram a engrossar a grade programação do canal. Sex and the City, True Blood, Brodwalk Empire trouxeram qualidade, assuntos, tratamentos e ritmos novos contrapondo-se ás fórmulas antigas de outros canais. A estruturação de apenas doze episódios por temporada (no caso de Game of Thrones são dez por temporada) também inovou e contribui para com a qualidade das séries citadas, pois cada episódio pode ser mais bem trabalhado e produzido e há a supressão das inevitáveis “barrigas” que ocorrem comumente nas séries com mais de vinte episódios por temporada.

            Com a ótima recepção de público e crítica dessa nova forma de se fazer série, outros canais se encorajaram a arriscar mais e, com isso, seriados com temas fortes e incomuns passaram a permear também suas programações com igual sucesso como The Walking Dead(AMC), Braking Bad (AMC), Mad Men (AMC), Spartacus (Starz) e Homeland(Showtime) e muitos outros exemplos.
           
            Tudo isso fora falado para chegarmos a este que provavelmente é o exponencial máximo de qualidade de produção televisiva: Game of Thrones. Adaptação de uma série de livros do escritor George R.R Martin intitulada Crônicas de Gelo e Fogo, com cinco volumes publicadas e com previsão de ainda mais dois a serem lançados e que conta a batalha de diversas casas (famílias) pelo poder na ilha mítica de Westeros. O próprio Martin co-produz a série e escreve alguns episódios.


O Cobiçado trono de ferro
            Repleta de personagens fortes, dúbios e complexos, interessantes e contando com  relações familiares complicadas, ação, intrigas, violência, sexo, relacionamentos incestuosos, casamentos forçados, o embate entre as casas Stark e Lannister prende a atenção do espectador. Paralelamente, a aproximação de Daenerys Targaryen e seu exército de Dothraki e escravos para também disputar o emblemático trono de ferro (ordenado com antigas espadas) promete ainda mais tensão.


Starks...
...Lannisters...


E a bela e forte Daenerys
          
             Além das artimanhas, relações escusas e selvageria dos homens há perigos ainda mais sinistros como os misteriosos Whitewalkers (os outros) e, claro, o inverno.

            Tudo isso na produção televisiva mais deslumbrante da história, no nível dos maiores épicos do cinema. Cenários e paisagens lindíssimos com direção de arte impecável. Trilha sonora épica e elenco de altíssimo nível alternando entre nomes já consagrados e revelações talentosas (destaque para Peter Dinklage como Tyrion Lannister – um dos personagens mais interessantes e complexos)



        


  A série está atualmente em sua segunda temporada e recentemente já foi anunciada a sua renovação para uma terceira. Material e qualidade suficiente para ainda mais temporadas ela já tem. Basta que o publico mantenha o interesse. O que não será nada difícil.



     
A abertura da série já demonstra sua qualidade. Reparem que ao lado do nome dos atores há o selo da casa que seu personagem representa.




_________________________________________________________________________
Além de Game of Thrones você gosta de outras séries? Talvez se interesse em ler alguns textos já publicados aqui no “Falando de...”

 The Walking Dead:






Two And a Half Men:





E atenção!!! Assim como em The Walking Dead faremos periodicamente aqui no Blog um debate sobre a série. Semana que vem já falaremos sobre os três primeiros episódios da segunda temporada. Não percam!!!!