segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

...GAMES. Opiniões #02 - Twisted Metal


...GAMES
Opiniões #02 – Twisted Metal
Por Marlon Fonseca
(PSN: MARLON_VASCO;/XBOX LIVE: MARLON VASCAINO)






            A série de games Twisted Metal teve início no primeiro Playstation no ano de 1995 e, desde então, figura entre todos os consoles da Sony. Assim, era aguardada pelos fãs a sua versão no Playstation 3. Essa espera chegou ao fim e os embates entre carros e personagens sanguinários e perturbados[1] recomeça agora.

            Novamente produzido pelo polêmico David Jaffe criador da série God of War  e pelos estúdios Santa Mônica e Eat Slee Play, a série tenta reaver seu lugar de destaque entre as franquias exclusivas da Sony.


  
            Mesmo mantendo a essência da série, os combates armados entre veículos o game utiliza os recursos do console desta geração para apresentar uma das melhores experiências de toda a franquia.

            Começando pelos modos Single Player o destaque é o modo história. Nele o jogador é apresentado (ou reapresentado) a três histórias e personagens diferentes que, no fim, possuem certa ligação. A primeira é a do icônico personagem Sweet Tooth, seguida pela figura sinistra de Mr. Grimm e terminando com a não menos perturbada Doll face. Todos desejando vencer o torneio Twisted Metal para que seu organizador Calypso conceda-lhe um desejo. Cada personagem tem sua história e desafios próprios seguindo a estrutura de seis “fases” sendo a última uma batalha épica com um boss.

            As histórias são contadas através de excelentes cutscenes com atores e imagens reais e que não economizam na violência e brutalidade tanto física como moral. Já as fases seguem o padrão de combate veicular com armamentos pesados da série, mas além do tradicional deathmatch existem outros modos incluindo uma modalidade de corrida. Os jogadores poderão preencher sua garagem com três carros e podem trocá-los durante a grande maioria das fases..

                           
                 
            







     Ainda no single palyer, além do modo história que, apesar de muito bom é relativamente curto, há um modo challenges onde o jogdor enfrentará desafios e o modo training que conforme o seu nome serve para treinamento.

Mas o jogo e o seu foco mesmo é no multiplayer online. Apesar de não ser novidade na série, pois em Twisted Metal Black do PS 2 esse modo já existia, pode-se dizer que é aqui que a série se encontra nessa modalidade. As partidas entre até 15 jogadores em Deathmatch e team deathmatch propiciam horas de diversão.

Continuando no aspecto do multiplayer, a possibilidade de partidas por split screen para dois jogadores e jogatina por lan também é encontrada.





A jogabilidade do game é muito boa e fluída, mas o fato de utilizar-se de todos os comandos do Dualshock 3, inclusive o controle de movimentos do sixaxis, a sua curva e aprendizado pode ser um pouco longa para os jogadores mais desacostumados. Porém, quando dominada o jogador terá todo o domínio sobre o jogo e suas possibilidades. O aspecto negativo, porém, é o sistema de mira automático que atrapalha em determinadas situações.

            Outro aspecto é a Intligência Artificial nos modos single player. Os inimigos são extremamente agressivos e não dão um segundo de folga. Todos vão com tudo para cima do seu veículo então se deve ter muita calma e estratégia para derrotá-los, o que aumenta a dificuldade do jogo.[2] A dificuldade vai aumentando fase a fase, capítulo a capítulo podendo ser penosa para alguns jogadores


            A insana velocidade do jogo e a trilha sonora repleta de punk rock contribuem ainda mais para o estilo frenético dos combates. Aproveitando-se do poderio do Playstation 3, os cenários são enormes e detalhados e completamente destrutíveis. Os incautos pedestres que oram são atropelados jorrando-se sangue para a tela completam a violência e o caos no game.



            Por fim, deve-se destacar, que há um modo de customização dos veículos, onde o jogador poderá deixa-lo a “sua cara” e fazer a sua fama pela PSN.




            A roupagem moderna que a série Twisted Metal sofreu nessa nova versão traz um frescor à série e não somente agrada aos fãs antigos como aos eventuais e potenciais novos fãs. Com a adesão de um divertido e completo modo multiplayer o jogador passará horas imerso nesse mundo virtual de carros e personagens perturbados e embates violentos.



Cotação: 


  
Ficha Técnica: Twisted Metal Consoles: Playstation 3  Gênero: Combate veicular.  Produtora: Sony. Estúdios: Santa Mônica e Eat Sleep Play.  Lançamento: 14 de Fevereiro de 2012.



[1] Twisted na tradução para o português seria “retorcido” sendo a tradução livre do título algo como “Metal Retorcido” Mas também é utilizado como adjetivo para pessoas doentes, perturbadas.
[2] Uma boa estratégia é a de enfrentá-los próximo da localização de sua garagem, assim fica mais fácil trocar de carro quando a sua energia estiver baixa.