terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

...CINEMA. Opiniões #10 - A invenção de Hugo Cabret


...CINEMA
Opiniões #10 – A Invenção de Hugo Cabret 3D (Hugo, USA, 2011)
Por Marlon Fonseca




            Aos 70 anos e com uma carreira consagrada com obras como Touro Indomável, Táxi Driver, Os bons Companheiros, Os Infiltrados em seu valoroso currículo, o diretor Martin Scorcese não somente continua em atividade como resolveu inovar a sua filmografia. Pela primeira vez, Scorcese dirige um filme infanto-juvenil e utiliza-se da tecnologia 3D. E o faz muito bem.

            Baseado no livro homônimo de Brian Selnick, o filme passado na Paris da década de 30, mostra as aventuras do jovem Hugo que, após o falecimento de seu pai, passa a viver dentro da estação de trem e precisa descobrir qual a ligação que um misterioso autônomo tem com o seu genitor.

            No decorrer desta aventura o garoto é auxiliado pela jovem Isabelle e é perseguido pelo Inspetor da Estação. Além disso, tem que entender com a ligação do tio da moca com o autônomo.
           
            O filme na verdade é uma belíssima homenagem aos primeiros anos do cinema e á literatura. Á medida que a sua “investigação” avança, Hugo descobre que o autônomo que está em mãos tem relação direta com o início do cinema.

            Assim, além de divertir e emocionar adultos e crianças ao longo da projeção, o filme dá uma verdadeira aula sobre o início do cinema e de como a arte era feita nos seus primórdios. Além disso, a personagem Isabelle e o Livreiro vivido por Cristopher Lee ressaltam a grande importância dos livros.

            Embalado por uma trilha sonora que pontua bem os momentos de drama e aventura o longa apresenta ainda belíssimos diálogos, sendo o mais tocante o qual Hugo faz uma alegoria entre a sua importância na vida e as peças de uma máquina.

            O elenco é de primeira linha. O jovem Asa Butterfield encara com competência o trabalho do protagonista e é no seu olhar que reside o seu maior trunfo interpretativo. Chloe Moretz que apesar da pouca idade já mostrara talento como a Hit-Girl de Kick-Ass- Quebrando tudo e a vampira de Deixe-me Entrar , se sai novamente muito bem, firmando-se cada vez mais na carreira como Isabelle. Sir Bem Kingsley como o ex-cineasta Geroge Mélies e tio de Isabelle entrega, como se era esperado, mais uma atuação. A grande surpresa fica para Sacha Baron Cohen. O ator dos infames e divertidos Borat e Bruno está devidamente contido e consegue passar tanto rigidez como sensibilidade no papel do Inspetor da Estação.

            Concebido e filmado em 3D Nativo[1]é desta forma que o filme deve ser assistido. Scorcese, mesmo debutando na utilização da tecnologia apresenta uma das melhores atualizações da mesma desde Avatar. O 3D do filme funciona ora para preencher a sala de projeção com neve, folhas de papel, faíscas e fumaça, ora para “dar vida” ás intricadas maquinarias do relógio da estação e das peças do autônomo. E mais: a profundidade muito bem aplicada causa ótima sensação de imersão e o mais importante realça a belíssima direção de arte.

            O que destoa de roda a qualidade do longa é o seu roteiro e ritmo irregulares. Se no começo, o filme emociona e chama logo a atenção, aos poucos vai perdendo ritmo só retomando seu fôlego nas seqüências mostrando a história do cinema. Além disso, incomoda o fato de certas situações serem apresentadas, para imediatamente serem descartadas ou não mais utilizadas.

            Mesmo assim o resultado é uma aventura emocionante e emocional e uma belíssima homenagem ao cinema de um dos seus maiores diretores da atualidade. Com 11 indicações ao Oscar desse ano, vem forte para brigar com outra obra única “O Artista”. O cinema agradece por esse “embate de homenagens” e belos trabalhos.

            Cotação: 

            Ficha técnica: A invenção de Hugo Canret (Hugo, USA, 2011). Aventura. Drama. Diretor: Martin Scorcese. Elenco: Asa Butterfield, Clhoe Moretz, Ben, Kingsley, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen. Duração: 129 min.


[1] Caso queiram saber a diferença entre 3D Nativo e convertido e de como funciona o 3D convido-lhes para a leitura do Tecnologia #02 (http://blogdofalandode.blogspot.com/2012/02/tecnologia-2-o-3d-e-suas-possibilidades.html)