quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

OS 7 PECADOS NO CINEMA - PARTE 1: INVEJA


Cenas de Cinema Especial – Os 7 pecados no cinema

Parte 1 – Inveja

Por Marlon Fonseca


        Nesse “Cenas de Cinema Especial – Os 7 pecados no cinema” , traremos em cada capítulo, como o cinema retratou determinado pecado capital.



           Começando com um dos sentimentos mais mesquinhos que o ser humano pode ter: a inveja. Trata-se do ato de ter, desejar algo que outra pessoa tem de forma maliciosa e negativa. Em algumas pessoas esse sentimento é tão forte que descamba para a competitividade desnecessária.

         Não se pode falar nesse assunto envolvendo cinema sem citar o verdadeiro “tratado” sobre ele: Amadeus de 1984. No filme de Milos Forman, acompanhamos a degradação que esse sentimento causa em Salieri (interpretação oscarizada de F. Murray Abraham) que tenta de todas as formas prejudicar a careira do jovem e ingênuo Amadeus (Tom Hulce).


                  Mais de duas décadas depois, o então em ascensão Cristopher Nolan, trouxe o mesmo tema para o mundo dos mágicos em O Grande Truque, onde dois rivais (vividos por Cristhian Bale e Hugh Jackman) disputam ferozmente a mesma mulher (Scarlett Johansson) e a busca pelo truque perfeito.



                      Sentimento que corrói a alma, a inveja só prejudica quem o sente e as pessoas ao seu redor e esses dois filmes deixam claramente essa lição para os espectadores.








Próximo pecado: Avaeza/Ganância